Rosandré Giacomello, a frente, é o fundador da Movelaria. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A recém-criada Movelaria On Line pretende mudar a forma de comprar móveis. O site permite ao consumidor personalizar produtos para diversos espaços da casa com um aplicativo online.

Nascida no polo moveleiro, em Bento Gonçalves, a empresa promete inovação com o recurso "Monte do Seu Jeito", em que o consumidor pode alterar cor e tamanho dos produtos ou acessórios e visualizar o ambiente em diferentes ângulos.

Conforme o idealizador e Diretor Executivo da Operação, Rosandré Giacomello, a ideia surgiu de sua própria necessidade e de seu know how, pois trabalha com design de móveis desde 1999.

“Apesar de muito forte no exterior, este serviço não existia ainda no Brasil. É um recurso voltado para um público que já sabe o que quer, mas que busca soluções simples e quer ajustar um móvel ao seu espaço”, explica.

No aplicativo, o preço é atualizado instantaneamente, conforme o usuário modifica a cor ou o tamanho, por exemplo.

Giacomello foi fundador da Cadmax, empresa voltada para a criação de maquetes eletrônicas e softweare para móveis. Em 2008, vendeu seu negócio para a Promob, caxiense que hoje fornece a tecnologia de personalização do site da Movelaria.

Ele diz que sua experiência foi fundamental para pensar em um aplicativo com padrões e que agrade o consumidor. “A interface é mais simples do que de softwares para profissionais de arquitetura. Para evitar erros, oferecemos sugestões de projetos, nos quais o consumidor pode alterar certos aspectos”, diz.

Atendendo a todo território nacional, o Movelaria faz parcerias com fornecedores e, por isso, não tem nenhum produto em estoque. A parceria para ofertar cerca de mil itens é feita com marcas como Italínea, Tramontina, Ammo, Ancezki, Arvy, Bosi, Completa, DAF, Divicar, Design K, Estofados KF, Duii, Quiditá, Piva, Roncali, Stilo Fibras, Barka, entre outras.

O executivo diz que ainda não tem uma projeção de faturamento ou número de vendas. Mas o potencial do mercado é grande. Conforme a Movergs, o faturamento do setor em 2011 no Rio Grande do Sul foi de R$ 5,75 bilhões, abocanhando 17,69% de fatia nacional. Na serra gaúcha, onde a empresa tem sua sede, a representatividade do polo foi de 33,8%.

Por isso, a empresa espera conseguir atingir um público que tem experiência de realizar compras online e acredita numa mudança cultural do consumidor, que cada vez mais procura formas de deixar os ambientes com personalidade.

“Apesar dos produtos serem de alta duração, podemos ter clientes fieis, interessados no conceito de do it yourself, que voltam para investir em decoração, por exemplo”, aposta.

Atualmente, são sete pessoas trabalhando no desenvolvimento do site. O “Monte do Seu Jeito” exige que a equipe verifique constantemente se o usuário escolheu tamanhos, cores e características compatíveis e possíveis de se aplicar.

Para prospectar um negócio tão segmentado, a empresa contratou a WBI Brasil para administrar as campanhas de links patrocinados no Facebook e Google. Outra ação que a empresa já projeta é oferecer vantagens  para arquitetos e designers de interiores, que podem tornar-se parceiros da loja utilizando o portal como um catálogo.