Estádio Maracanã. Foto: Marcelo Santos/GERJ.

Tamanho da fonte: -A+A

Mobi.Life, unidade da E.life especializada no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, criou o Tour Maracanã, aplicativo para visita não guiada ao estádio do Rio de Janeiro.

Segundo a empresa, esse é o primeiro aplicativo do mundo específico para esse tipo de passeio em estádios de futebol.

Disponível nas versões iOS e Android, o Tour Maracanã identifica o idioma do aparelho e apresenta a opção de texto e áudio em uma das três opções disponíveis: português,  espanhol ou inglês.

O download é gratuito, porém algumas de suas funcionalidades só podem ser operadas dentro do estádio. Entre elas estão uma foto personalizada com moldura e o leitor de QR Code, que traz informações das peças do acervo do Maracanã.

O sistema conta com 20 faixas de áudio que somam mais de 45 minutos de história sobre o Maracanã.

Segundo Guilherme Figueiredo, CEO da Futebol Tour, empresa responsável pelo turismo no estádio, havia um limite de atendimento diário para as visitas guiadas e a preocupação de que o turismo sem um guia fosse um passeio menos interessante.

“Inicialmente desenvolvemos um audioguia convencional, e agora evoluímos para essa novidade. Com o aplicativo ampliamos muito nossa capacidade de receber os visitantes e mantemos a qualidade da informação”, explica.

A visitação não guiada pelo Maracanã é oferecida desde janeiro de 2014 e que o local é o segundo ponto turístico mais visitado no Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Cristo Redentor.

O tour permite a visitação dos principais locais, como vestiários, tribuna de honra, sala de imprensa, camarotes, túnel de acesso ao gramado e a área Maracanã Mais. 

A E.life iniciou suas atividades em agosto de 2004 e atualmente conta com três unidades de serviços – Monitoramento, Pesquisa e Inteligência e Social CRM.

O grupo também está instalado na Espanha, no Portugal e no México. A empresa conta com cerca de 200 pessoas divididas entre São Paulo, Recife, além de mais de 20 colaboradores que atuam na América Latina e Europa.