Otávio Lazarini Barbosa. Foto: divulgação.

O Westcon Group, distribuidora multinacional de soluções de comunicação, data center e segurança, anunciou uma reformulação de sua estrutura no Brasil, unificando a liderança de suas unidades de negócio.

Com a mudança, a companhia coloca as unidades Westcon Brasil e Comstor Brasil sob o comando de Humberto Menezes, que passou de diretor-geral da Comstor Brasil a diretor-geral para o Brasil do Westcon Group.

Ex-diretor-geral para o Brasil da divisão Westcon, Sergio Basilio assumirá o posto de diretor da nova unidade de Estratégias e Soluções para a América Latina.

Criada para alinhar a operação nacional à estrutura global do Westcon Group, a diretoria de Estratégia e Soluções terá o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de soluções voltadas a novos modelos de consumo - entre eles cloud e SaaS - tendências de mercado e utilização de novas tecnologias.

Mesmo com as mudanças, as operações das duas divisões de vendas da Westcon permanecem inalteradas, com a Westcon contemplando marcas como Avaya, Aruba, Citrix, Extreme Networks Juniper, VMWare e outras, enquanto a Comstor foca em soluções Cisco.

PROFISSIONAIS

Humberto Menezes integra o time brasileiro do grupo Westcon desde 2005, assumindo em 2008 a direção dos negócios da divisão Cisco. Anteriormente foi diretor-geral no país da 3Com e da Novell.

Graduou-se em Ciência da Computação pela Unicamp, MBA com especialização em Administração pelo Babson College, nos Estados Unidos e pela Fundação Instituto de Administração, FIA.

Sergio Basilio, que ingressou no grupo em 2011 como diretor-geral da divisão Westcon no Brasil, é Engenheiro Eletrônico e Mestre em Engenharia Eletrônica Digital pela PUC-RJ. Com mais de 20 anos de mercado, o executivo tem passagens por empresas como Cheyenne Software, CA, Veritas, Symantec, Bematech e Infor.

Tanto Menezes quanto Basilio se reportarão a Otávio Lazarini Barbosa, vice-presidente executivo da Westcon para a América Latina. Segundo o VP, a empresa está fazendo alguns ajustes no sentido de aproveitar com maior eficiência a estrutura que já tem no Brasil.

"Humberto tem capacidade de liderança para assumir o comando de ambas as divisões de negócio no país. Sergio cuidará dos aspectos inovadores a que precisamos dedicar foco e talento neste momento de mudanças rápidas e profundas na tecnologia e modelos de comercialização de produtos e soluções de TI", avalia o executivo.

O investimento em novas áreas como SaaS é uma aposta da empresa para competir com outras distribuidoras nacionais que estão lançando produtos com este novo tipo de entrega. Dois nomes de peso a já entrarem na venda via cloud são Officer e Ingram Micro.