SEGURANÇA

Univates renova firewall com Palo Alto

16/05/2018 15:06

A nova tecnologia começou a operar em abril e substitui a solução adquirida em 2013.

Tiago Giovanaz da Silva, coordenador de infraestrutura e redes da Univates. Foto: Sucesu-RS.

Tamanho da fonte: -A+A

A Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado, contratou a TechDec para realizar um novo projeto de segurança para data center utilizando firewall da Palo Alto.

A nova tecnologia começou a operar em abril na universidade e substitui a solução adquirida em 2013.

No cenário anterior, a universidade contava com uma estrutura composta por uma caixa, com uma fonte e um disco.

"Com isso, não tínhamos visibilidade de rede e contávamos com proteção somente no tráfego de internet, mas há ameaças que podem vir de outras formas", detalha Tiago Giovanaz da Silva, coordenador de infraestrutura e redes da Univates.

Silva esteve apresentando o case no I Seminário Executivo de 2018 da Sucesu-RS, realizado pela entidade em Viamão, na região metropolitana da capital gaúcha.

Agora, a partir do novo projeto, a instituição conta com uma caixa ativa e uma em espera, com caixa e discos redundantes.

"Uma das novidades é a proteção do tráfego entre vLans e a visibilidade de uso com filtros por grupo de usuários", comenta Silva.

Hoje, a Univates tem duas redes wi-fi em operação, divididas entre alunos e professores, mas a ideia é contar com mais segmentação no futuro.

"Com a nova solução da Palo Alto, reduzimos de 80 para 11 as regras em relação ao controle de acesso", completa o coordenador de infraestrutura.

O projeto foi realizado pela TechDec e pela equipe de TI da Univates, que reúne 36 pessoas hoje. Fundada em Porto Alegre, a TechDec atua com marcas como Citrix, NetApp, Extreme Networks e VMware.

A estrutura de tecnologia da instituição inclui 200 servidores no data center, 6 mil pontos de telecomunicações e cerca de 2,2 mil dispositivos entre desktops, notebooks e chromebooks.

No ano passado, a Univates contratou a Sisqualis para desenvolver projetos de capacitação para o uso de ferramentas do Google for Education na Universidade.

A universidade atualmente oferece 46 cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 1 sequencial, 14 técnicos, 25 pós-graduação, além de diversos cursos de extensão.

O Campus Sede da Univates está localizado em Lajeado, no Rio Grande do Sul, e conta com uma área de 566.262,59 m², na qual estão localizados 25 prédios.

* Júlia Merker cobriu o I Seminário Executivo de 2018 da Sucesu-RS, em Viamão, a convite da entidade.

Veja também

LABORATÓRIO
Interact abre unidade no Tecnovates

O espaço vai reunir colaboradores da Interact com professores, alunos e intercambistas da universidade. 

EDUCAÇÃO
Unisc adota G Suite com Ilegra

O processo de migração foi iniciado em setembro de 2017.

EDUCAÇÃO
UPF implanta G Suite com Ilegra

A universidade tem aproximadamente 20 mil contas ativas.

EDUCAÇÃO
Sisqualis capacita Univates com Google

Além dos treinamentos, a Univates adquiriu 150 Chromebooks.

FIBRA ÓPTICA
Univates reforça rede

A universidade implantou a solução POL (Passive Optical LAN) da Parks.