COMUNICAÇÃO

HQS Plus migra para Google Apps

16/06/2014 11:06

Um objetivo é garantir a estabilidade e alta disponibilidade dos serviços de mensagens.

Google Apps estão em uso na HQS Plus.

Tamanho da fonte: -A+A

A HQS Plus contratou a Dedalus Prime para o projeto de migração para Google Apps. O objetivo é garantir a estabilidade e alta disponibilidade dos serviços de mensagens e a conectividade com smartphones e tablets, além de proporcionar um ambiente de colaboração e comunicação rápida entre as equipes.

Como prestadora de serviços em TI, a HQS Plus possui sua equipe de colaboradores trabalhando sempre conectada, na maior parte do tempo atuando no cliente. Com a migração, os seus profissionais vem utilizando bastante as ferramentas de colaboração do Google Apps e entre as mais utilizadas está o Hangouts, com mais de 60 pessoas fazendo uso diário do serviço. 

Outro recurso bastante utilizado é o Google Drive, com mais de 3600 documentos criados neste novo ambiente. O projeto envolve 420 usuários.

“Se antes tínhamos apenas um serviço de e-mail, agora temos uma plataforma avançada de mensageria e colaboração em nuvem que nos garante alto desempenho e mobilidade, uma vez que as equipes que estão em trabalho externo podem ter acesso a todos os seus recursos”, comenta Débora Fiori, responsável pela TI da HQS Plus. 

“Sem contar que não precisamos mais manter uma estrutura cara com link dedicado, datacenter, backup, pessoal especializado e outros recursos. O Google Apps nos dá tudo isso e também podemos contar com o apoio da Dedalus, que nos garantiu uma migração rápida e transparente, sem qualquer impacto negativo neste processo”.

O principal impacto, segundo Débora Fiori, é segurança. 

“Podemos disponibilizar todos os recursos do Google Apps com a certeza que não ocorrerão falhas, como perda de e-mails ou a parada de algum serviço.”.

A HQS é uma consultoria de TI com foco em implantação de sistemas, fábrica de SW, sustenção e alocação de profissionais. Os mercados mais atendidos pela empresa são industria e serviços, saúde, educação e logística e transporte.

A companhia conta com mais de 170 clientes ativos no Brasil. Entre eles estão Claro, ESPM e Itaú-Unibanco.

Em 2014, espera crescer 15% em relação ao ano passado. No entanto, os números de faturamento não foram revelados.

Veja também

NUVEM
Betha vai de Google Apps com Ilegra

Foi feita a migração de todas as contas corporativas, 550 no total, em 18 estados.

CARREIRA
Belgamo troca Google pela Microsoft

Alessandro Belgamo assume a função de diretor do grupo de negócios da divisão Office.

COMERCIAL
Ilegra turbina Dudalina com Google Apps

Foram adotadas ferramentas como Google Spreadsheet, Google Calendar, Google Sites, e Apps Scripts para integrar as informações da base Oracle com o Google CloudSQL. 

ESCOLHIDA
Sisqualis: add-ons para Google Docs

Só duas empresas brasileiras entraram na lista.

MIGRAÇÃO
Casa do Papel: sai sw livre, entra Google Apps

Com a migração, saiu de cena uma solução própria de e-mail baseada em Dovecot e Postfix em Linux

EXPANSÃO
Sisqualis: Vieira para infraestrutura

Novo braço da empresa, a diretoria de infraestrutura terá comando de Eduardo Vieira.