Empresas podem criar um padrão global para carregadores. Foto: Divulgação.

Três das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo estão interessados ​​em colaborar na tecnologia relacionada a carregadores, seguindo a decisão da Tesla Motors de oferecer suas patentes para os rivais em uma tentativa de promover os veículos de baixa emissão.

Nissan e BMW, dois dos principais concorrentes da Tesla, estão interessados ​​em conversar com a montadora dos EUA para cooperar nos carregadores, disseram fontes das três companhias ao Financial Times.

O CEO da Tesla, Elon Musk, disse na semana passada que iria permitir que os rivais utilizassem qualquer das patentes da Tesla de graça, um dia depois de se reunir com executivos da BMW para discutir o futuro do mercado de carros elétricos.

O temor dos consumidores sobre o funcionamento da recarga de veículos elétricos tem sido um grande obstáculo para os veículos, que utilizam vários carregadores, tipos de plugue e padrões de energia diferentes de acordo com sua marca e localização.

Nissan, BMW e Tesla estão dispostas a colaborar na criação de possíveis padrões globais de carregamento dos veículos, disseram as fontes.

"Obviamente, é claro que todos se beneficiariam se houvesse uma maneira muito mais simples para que todos pudessem carregara os seus carros", disse um executivo, que não quis ser identificado, pois os planos ainda não são oficiais.

Juntas, as três empresas são responsáveis por 80% das vendas de baterias de carros elétricos do mundo.

O bilionário empresário Musk, que disse que o sucesso dos carros elétricos é mais importante para ele do que o sucesso individual da Tesla, espera que sua decisão de tornar as patentes disponíveis gratuitamente estimule os rivais a compartilhar sua tecnologia.

A BMW, que tem investido fortemente na sua linha elétrica, disse que a empresa e a Tesla estão "fortemente comprometidas com o sucesso da eletro-mobilidade", e usou o encontro para discutir formas de "reforçar ainda mais" o mercado global de veículos elétricos.

"A Nissan acolhe qualquer iniciativa para expandir os volumes de veículos elétricos", disse a fabricante japonesa. 

A Tesla trabalhou com outras montadoras no passado para O desenvolvimento de carros elétricos, e tem fornecido baterias para Toyota e Mercedes-Benz. Ambas as montadoras são acionistas na companhia de Musk.