Kleber Stroeh, CTO da Icaro Tech. Foto: Divulgação.

A Icaro Tech, empresa brasileira especializada em soluções de gerência e analytics, inaugurou no último mês de maio sua subsidiária norte-americana, a Icaro Tech Inc, com escritório em Miami, na Flórida.

A nova empresa será responsável pela comercialização das soluções da Icaro Tech no mercado americano e atenderá também países fora da América Latina, um plano estratégico para ampliar sua receita em cinco anos.

Segundo Kleber Stroeh, CTO da Icaro, o objetivo da companhia é alcançar até 2020 o mesmo faturamento que ela possui no mercado brasileiro, estimado em R$ 35 milhões para este ano.

“Estudamos diferentes mercados e identificamos boas oportunidades nos Estados Unidos para nossas soluções voltadas à inteligência nas operações. O país, que em geral demostra maior maturidade no uso de TI, ainda possui um grande número de empresas consideradas médias que podem ser beneficiadas com nossas soluções”, afirma Stroeh.

A empresa oferecerá nos EUA, inicialmente, dois produtos: o painel de controle focado em gestão de operações Advanced Dashboards e o Dash Analytics, solução de analytics específica para análise e visualização avançadas de dados operacionais (Big Data). 

O foco será nos segmentos de telecomunicações, tecnologia da informação, finanças e utilities, sendo que neste último o alvo principal são distribuidoras e concessionárias de energia. 

“No setor de energia, existem centenas de distribuidoras com atuação regional que são potenciais usuários de nossos produtos, o que demonstra o tamanho da carência e do mercado que temos a explorar. No segmento financeiro, existem cerca de 6 mil instituições ativas no país aproximadamente seis vezes mais do que temos por aqui”, diz Stroeh.

Conforme explica Stroeh, atuar fora do país não é uma novidade para a empresa que, já possui soluções rodando em clientes fora do Brasil e projetos realizados em 12 países. 

"O feedback que tivemos, não só de clientes, como de analistas de mercado e prospects, foi extremamente positivo e animador. Nossas soluções estão prontas para concorrer em alto nível mesmo em um mercado competitivo como o norte-americano”, ressalta o executivo.

De acordo com o CTO, o novo escritório também tem a função estratégica de acompanhar de perto as tendências tecnológicas norte-americanas e trazer inovações para as soluções desenvolvidas no Brasil.

“Estaremos mais próximos ao ciclo de inovação do mercado de TI mais avançado do mundo com o objetivo de trazer melhorias constantes para os nossos produtos. Isso será benéfico para os clientes brasileiros, que continuam sendo nossa prioridade”, explica.

Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba, a Icaro Tech é parceira estratégica da IBM, BMC e Palo Alto Networks na área de analytics, atuando em setores, tais como telecomunicações, energia, serviços financeiros e varejo.

Na carteira de clientes a empresa tem nomes como Bradesco, British Telecom, Casas Bahia, Claro, EuropAssistance, Grupo Boticário, GVT, Magazine Luiza, NET, Nextel, Rede, Telefonica/Vivo e TIM.