Baguete
InícioNotícias> Brafip foca P&D internacional

Tamanho da fonte:-A+A

ENTIDADES

Brafip foca P&D internacional

Maurício Renner
// sexta, 16/06/2017 10:46

Acaba de ser formada a Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas (Brafip), uma entidade com o propósito de fomentar laços de pesquisa entre empresas e instituições de ensino brasileiras e européias.

José Antônio Antonioni.

Os fundadores da nova entidade incluem seis agentes da Softex, agência brasileira de promoção de exportações de software (Softex Recife, Softex Campinas, Riosoft, ITS, Tecsoft e Softsul), entidades como a Assespro Nacional, Sociedade Brasileira de Computação e ABTelecom.

A primeira diretoria é presidida por Roberto Carlos Mayer (Assespro), com José Antonio Antonioni (Softsul), como primeiro VP; José Vidal Bellinetti (ITS) como segundo VP e Edvar Pera Júnior (Softex Campinas), como secretário.

Apesar dos fundadores serem todos ligados a área de TI e telecomunicações, a ideia da Brafip é agregar empresas de todos os segmentos da economia.

Um dos focos principais será aproveitar a oportunidade gerada por programas da União Europeia de incentivo à formação de consórcios internacionais de pesquisa, como o Programa Horizonte 2020, do qual a Brafip será o articulador brasileiro.

“Esta atividade de P&D&I quando realizada com parceiros de outros países também induz à internacionalização das empresas brasileiras, em razão dos relacionamentos estabelecidos”, afirma Antonioni.

Maurício Renner