Paula Belizzia. Foto: LinkedIn

Paula Bellizia deixou o posto de diretora de Vendas para Pequenas Empresas do Facebook, que ocupou por sete meses, para assumir a subsidiária da Apple no Brasil, informa o Valor Econômico.

A direção da companhia no país estava vaga desde que Alex Szapiro saiu da empresa, em agosto de 2012, para comandar a unidade da Amazon ligada ao Kindle no Brasil.

Antes do Facebook, Paula atuou na Microsoft, onde ficou por 11 anos, ocupando cargos como diretora de Marketing e gerente de Vendas SMB; Telefonica, com a gerência de Portfólio de Produtos e Serviços, e Whirlpool, onde atuou nas áreas de comunicação, marketing e desenvolvimento.

Formada em Ciências da Computação pela Unesp, a executiva é pós-graduada em Marketing e Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral, FIA USP e ESPM.

DESAFIO

No comando da multinacional, Paula terá o desafio de aquecer o faturamento da empresa do país, que registrou em 2011 uma receita de R$ 900 milhões, entre vendas de computadores, tablets e smartphones.

Mesmo assim, a impressão é de que o consumidor brasileiro ainda não está entre as prioridades da Apple. Embora seus produtos sejam sonhos de consumo de boa parte dos consumidores de tecnologia, a limitada fabricação local de equipamentos - restrita aos iPads - ainda tornam os preços da Apple proibitivos ao grande público.

Além disso, atrasos nos lançamentos de produtos como iPhones e iPads, em comparação com as datas de lançamento no exterior, mostra que o Brasil ainda está fraco no radar da empresa fundada por Steve Jobs.

Por outro lado, em parceria com a gaúcha Herval, a Apple conta com 29 lojas dedicadas à marca no país. Além disso, a companhia conta com parcerias com as operadoras, com ações promocionais nos lançamentos, como foi o caso do iPhone 5, em que lojas abriram à meia-noite para os fãs mais afoitos.