50%

Brasileiro desconhece música por streaming

16/07/2014 10:02

Dentre os 75,8% que escutam música no celular, 84% disseram que usam mp3s gravados no aparelho.

Tamanho da fonte: -A+A

Metade dos internautas brasileiros não conhece serviços de streaming de música no celular, como Deezer, Rdio e Spotify. A informação é de uma pesquisa sobre comportamento de consumo de conteúdo móvel realizada pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time.

O estudo entrevistou, em junho, 1.484 internautas, respeitando as proporções de distribuição geográfica, faixa etária e renda mensal desse grupo no Brasil.

Além de melhorar a divulgação de seus serviços, os apps de streaming de música precisam mudar a mentalidade do consumidor brasileiro para que este se acostume com a ideia de acessar as faixas, em vez de tê-las guardadas em mp3. 

Em uma das perguntas, os entrevistados foram estimulados a escolher qual opção prefeririam: ter suas músicas favoritas salvas em mp3 ou cds para ouvir a qualquer momento, mesmo sem conexão à internet, ou utilizar um serviço no computador e/ou no celular que dê acesso a praticamente todas as músicas do mundo, inclusive as suas favoritas, a qualquer momento, mas sem a possibilidade de armazenamento para livre compartilhamento dos arquivos. 

O resultado: 55% preferem ter as músicas, enquanto 45% optariam por acessá-las. A diferença é menor quando considerado apenas o grupo que afirmou no começo da pesquisa conhecer serviços de streaming de música (53% a 47%) e maior entre os que não conhecem (57% a 43%).

A pesquisa perguntou com que aparelho os internautas costumam ouvir música. Era permitido marcar mais de uma opção. O computador/laptop ficou em primeiro lugar (79,2%), seguido por celular (75,8%), rádio (67,9%), cd player (48,2%), TV (44,6%), mp3 player (34,8%), tablet (18,7%) e vitrola (3,4%). Apenas 1% disse não ter o costume de ouvir música.

Dentre os 75,8% que escutam música no celular, 84% disseram que usam mp3s gravados no aparelho; 60,5%, rádio FM; 30,7%, apps de streaming; e 5,2%, outros. Novamente era permitido apontar mais de uma opção. 

Para os que usam apps de streaming de música, foi perguntado quais serviços costumam acessar. O Deezer lidera, seguido por Spotify, Rdio e Soundcloud, nesta ordem.

Entre os que responderam que ouvem música no celular, conhecem apps de streaming mas não os utilizam, foi perguntado o motivo para não usá-los: 44,4% disseram que preferem ter as músicas em mp3; 22,9% não sabem usar; 17,1% acham caro; 10,6% disseram que seu celular não permite a instalação de apps; e 5,1% apontaram outras razões.

Praticamente um em cada quatro internautas brasileiros respondeu que não costuma ouvir música no celular. As principais razões citadas para isso foram: má qualidade do áudio no celular (26,5%); falta de espaço para armazenamento das músicas (21,7%); interface pouco amigável do player no celular (9,5%); o celular não reproduz músicas (7,8%); o usuário não sabe como ouvir músicas no celular (5%); outras razões (29,5%).

Veja também

AMPLIANDO ACERVO
Terra aposenta Sonora e traz Napster

Serviço aumentará seu acervo musical, subindo de 4,5 milhões de faixas para 10 milhões.

MP3 HERÓI?
Música digital vira o jogo da indústria

Em 2012, as vendas mundiais de música cresceram pela primeira vez em cerca de dez anos.

MÚSICA DIGITAL
Claro compra parte do iMusica

Operadora leva fatia do serviço de música digital que tem investimento do fundo Ideiasnet.

LETRA E LOCALIZAÇÃO
Poa Digital: músicas no mapa da cidade

Iniciativa marca no mapa letras de músicas que falam dos bairros, ruas e lugares da capital.

MÚSICA
Spotify entra em operação no Brasil

Catálogo do serviço conta com mais de 30 milhões de músicas.

MÚSICA
Superplayer: Movile e 21212 investem

O Superplayer, lançado em 2013, conta com mais de 3 milhões de usuários.

NOVO TERRENO
Youtube anuncia streaming de música

Pequenas gravadoras que se recusarem a aceitar os termos terão o conteúdo bloqueado.

COMPROU O SONGZA
Google quer indicar música para você

A ideia do Google é incorporar a aplicação ao seu serviço de assinatura Google Play Music All.