QUALIDADE

Art IT é MPS.BR nível F

16/07/2015 15:38

Art TI tem um selo de qualidade de software. Foto: Shutterstock.

Tamanho da fonte: -A+A

A Art IT, empresa de serviços de TI de Campinas, acaba de ser certificada MPS.BR nível F, com consultoria do Núcleo Softex Campinas.

A companhia já havia obtido o nível G do processo de qualidade de software brasileiro em 2010.es.

“Atingimos um alto nível de maturidade e excelência em cada fase do projeto, reforçando o comprometimento da empresa com a qualidade das tecnologias e serviços prestados aos clientes”, afirma Rodrigo Bizarro, diretor de Tecnologia da Art IT.

Existem hoje no país 581 empresas avaliadas em algum nível do MPS.BR, um requisito de cada vez mais licitações para compras de fábricas de software. 

A primeira recomendação do Tribunal de Contas da União nesse sentido data de 2007.

No entanto, a grande maioria fica nos níveis mais iniciais como o G (58%) e o F (29%). As empresas com nível C totalizam apenas 7%¨e 1% detém o nível A, o máximo. 

Lançado pela Softex em 2003, o modelo MPS.BR é espelhado nos níveis do CMMI, um padrão internacional de qualidade de software criado pela universidade americana de Carnegie Mellon.

Nos últimos anos o MPS.BR, que tem mais níveis intermediários de implementação e muitas vezes custos de consultoria subsidiados pelo governo, tem ganho mais visibilidade, enquanto o CMMI fica mais restrito a empresas multinacionais ou focadas em exportações.

Em 2014, por exemplo, foram feitas no Brasil apenas 33 avaliações ou reavaliações de CMMI, contra 40 em 2013 e 22 em 2012.

A Art IT encerrou o ano de 2014 com crescimento 37% em faturamento em relação a 2013, atingindo 16,5 milhões. 

Com forte especialização em Telecomunicações, a Art IT oferece para este segmento o produto Boss Solution, uma plataforma de gestão de operações e billing para operadoras. 

Conta também com produtos próprios como o IPBX, uma solução completa de telefonia IP e o Art Backup, que fornece arquivamento de dados com backup em appliance local e em nuvem.  

Na área de licenciamento e revenda, a Art IT comercializa e implementa soluções em software e hardware de empresas como IBM e  Microsoft.

Entre os clientes da Art IT estão NET, CPqD, Movile, Teleidea, Hospital das Clínicas de São Paulo, Caixa Seguros e Tempo Assist.

Veja também

QUALIDADE
Caxias: mais certificados MPS.BR

Os grupos cooperativados começaram na Serra Gaúcha ainda em 2010. 

QUALIDADE
Globalweb troca CMMI por MPS.BR

O grau alcançado pela Globalweb foi o de nível C.

PARANÁ
ICI: certificação MPS.BR em serviços

O título atesta a maturidade dos processos de serviços do ICI e sua padronização de qualidade.