Ciena terá laboratório no Brasil. Foto: divulgação.

A Ciena, multinacional norte-americana de equipamentos para redes, inaugurou seu primeiro laboratório de tecnologia avançada no Brasil, em São Paulo.

O local na capital paulista servirá como centro de testes e de treinamento para clientes, parceiros e funcionários da companhia em todo o país e região. O valor investido não foi aberto.

De acordo com o gerente geral de VP de vendas da Ciena na América Latina, Fabio Medina, no local os parceiros poderão conhecer e testar as plataformas mais recentas da companhia em pacotes ópticos, carrier ethernet e softwares.

"Com esta nova unidade regional, estamos ampliando a nossa liderança em tecnologia e reforçando o nosso compromisso de crescimento com o mercado brasileiro e a região latino-americana", afirmou o executivo.

O laboratório também estabelecerá relações com universidades do país, com oportunidades de formação para futuros engenheiros em tecnologias como redes definidas por software (SDN), virtualização de funções de rede (NFV) e a convergência de pacotes ópticos.

A Ciena atende hoje mais de 100 clientes e opera em mais de 20 países e territórios na América Latina. A companhia ainda atende diversas operadoras na região como Telefónica, Cablevision Argentina, Cable & Wireless Panamá, LANautilus, MetroRed, Telecom Argentina, Telesur, Telmex e VTR Chile. No ano passado, a empresa contabilizou uma receita de US$ 2,3 bilhões.

Ao abrir um laboratório no país, a Ciena se junta a outras marcas do segmento de redes que investiram no país para pesquisar e inovar no segmento. No ano passado, a Huawei anunciou que vai instalar um centro de inovação no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, em Porto Alegre.

A partir do acordo, a multinacional chinesa fará parceria com a estatal gaúcha de procassamento de dados Procergs para projetos de comunicação unificada, cidades digitais e computação em nuvem.