RPA é uma mão na roda para funcionários da Volkswagen Financial Services. Foto: Volkswagen.
A Volkswagen Financial Services, empresa que oferece financiamento, consórcios e seguros para os clientes da montadora alemã no Brasil, está usando tecnologia de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) da UiPath para agilizar suas negociações.
A primeira frente de uso da tecnologia é o processo de renegociação contratual, no qual a demanda explodiu em função das consequências econômicas da pandemia do Covid-19.
De acordo com dados da Febraban, até abril foram contabilizados mais de 2 milhões de pedidos de renegociação pelas principais instituições financeiras.
A Volkswagen Financial Services não abriu o seu volume total, mas deu um exemplo prático de um cliente no qual foram renegociados 1 mil contratos em cinco dias, o que significa uma economia de 90 horas de trabalho frente ao processo normal.
“Saímos de um processo manual para uma rotina automatizada, com uso de softwares de robôs e que mantêm nossos profissionais motivados e focados em funções menos operacionais e mais estratégicas”, afirma Kaio Bitencourt Armenio da Volkswagen Financial Services.
O trabalho com RPA começou com projetos piloto antes da pandemia. Ao todo, 120 funcionários da Volkswagen Financial Services passaram por workshops sobre a tecnologia.