Clientes em uma agência do Banrisul. Foto: Divulgação.
O banco estatal gaúcho Banrisul adotou a plataforma de onboarding digital da Flexdoc para o cadastro de clientes pessoas físicas.
Onboarding digital é como os entendidos chamam os processos de cadastro usados por bancos digitais, nos quais o cliente faz o upload dos seus documentos e tem a identidade confirmada por tecnologia de biometria facial.
As novas funcionalidades se integram ao aplicativo móvel Banrisul Digital, já em uso por uma parte significativa dos 4 milhões de clientes do banco gaúcho.
No ano passado, os diferentes canais digitais do Banrisul já foram responsáveis por 62,8% das operações realizadas pela instituição, um ganho de cerca de 10% frente aos 54,6% de 2019.
São 984,5 mil acessos diários, um número 30,8% superior ao do ano passado, uma cifra embalada pelas medidas de distanciamento social adotadas contra o coronavírus.
A tendência de alta segue, com uma elevação de 20% no primeiro trimestre de 2021, quando os acessos digitais chegaram a 77,5% de todas as transações dos clientes com o banco.
O novo onboarding digital é parte das medidas do banco para contornar os problemas causados pela pandemia, visando digitalizar mais o atendimento, ao mesmo tempo em que tecnologias de automação da análise de risco ajudam a prevenir fraudes.
“Nossa prioridade é fortalecer a atração e ampliar as capacidades de crosselling e upselling de produtos financeiros, através de uma experiência digital segura para os clientes e para o banco”, afirma Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul.
A tecnologia da Flexdoc faz a extração das informações captadas pela câmera dos celulares dos clientes do banco, fazendo a checagem de padrões gráficos de documentos com bibliotecas históricas.