Felipe Azevedo, vice-presidente da LG Lugar de Gente. Foto: Reprodução/Youtube/LG Lugar de Gente.
A LG Lugar de Gente utilizou recursos de inteligência artificial fornecidos pela Microsoft para desenvolver a assistente virtual LiGia. A plataforma usa algoritmos de machine learning para automatizar a jornada do colaborador desde o processo de seleção, conectado ao onboarding e à gestão da performance.
A LiGia une tecnologias como chatbot, machine learning, cruzamento de informações com apoio do People Analytics, entrevista por competências automatizada e gamificação, entre outras.
“Essa conexão de tecnologias permite que a LiGia encontre padrões e tendências comportamentais e técnicas essenciais para automatizar boa parte do processo de seleção e desenvolvimento de novos colaboradores. Na prática, essa funcionalidade economiza tempo e recursos do RH e das áreas contratantes com uma experiência muito superior para o candidato”, explica Felipe Azevedo, vice-presidente da LG Lugar de Gente.
O sistema conta com trilhas adaptativas de desenvolvimento que consolidam os dados colhidos pela inteligência artificial durante o processo seletivo para determinar programas de treinamentos e capacitações voltados aos recém-contratados.
“A pessoa já entra sabendo quais fatores técnicos e comportamentais precisam ser aperfeiçoados para melhorar sua performance, comparado aos melhores ocupantes na função naquela região”, detalha Azevedo.
A solução também permite que todo o processo de admissão e de entrega de documentos ocorra de forma online.