Felipe Azevedo, vice-presidente da LG Lugar de Gente. Foto: Reprodução/Youtube/LG Lugar de Gente.

A LG Lugar de Gente utilizou recursos de inteligência artificial fornecidos pela Microsoft para desenvolver a assistente virtual LiGia. A plataforma usa algoritmos de machine learning para automatizar a jornada do colaborador desde o processo de seleção, conectado ao onboarding e à gestão da performance. 

A LiGia une tecnologias como chatbot, machine learning, cruzamento de informações com apoio do People Analytics, entrevista por competências automatizada e gamificação, entre outras. 

“Essa conexão de tecnologias permite que a LiGia encontre padrões e tendências comportamentais e técnicas essenciais para automatizar boa parte do processo de seleção e desenvolvimento de novos colaboradores. Na prática, essa funcionalidade economiza tempo e recursos do RH e das áreas contratantes com uma experiência muito superior para o candidato”, explica Felipe Azevedo, vice-presidente da LG Lugar de Gente.

O sistema conta com trilhas adaptativas de desenvolvimento que consolidam os dados colhidos pela inteligência artificial durante o processo seletivo para determinar programas de treinamentos e capacitações voltados aos recém-contratados.

“A pessoa já entra sabendo quais fatores técnicos e comportamentais precisam ser aperfeiçoados para melhorar sua performance, comparado aos melhores ocupantes na função naquela região”, detalha Azevedo. 

A solução também permite que todo o processo de admissão e de entrega de documentos ocorra de forma online.

Com a assistente, o gestor de pessoas da empresa tem acesso aos dados dos talentos internos para avaliar possíveis promoções ou troca de vagas internas.

“Caso não existam perfis, a solução cruza os dados da vaga com o banco de currículos e retorna com um ranqueamento dos possíveis candidatos mais aderentes em termos de competências, experiência e formação”, complementa o Vice-Presidente da LG lugar de gente.

A LiGia pode ser incorporada aos demais produtos da LG Lugar de Gente, como o Gen.te Agrega – Autoatendimento, Gente. Pensa – Analytics, Gen.te Engaja - Games Corporativos e  Gen.te Flui – Workflow.

“Um dos cuidados que tomamos ao desenvolver a LiGia foi integrá-la às ferramentas já existentes da LG lugar de gente. Isso mostra nossa preocupação em oferecer tecnologias acessíveis aos clientes. Descomplicar a tecnologia é a melhor forma de gerarmos valor às empresas que adotam nossas soluções”, finaliza Azevedo.

A LG Lugar de Gente faturou R$ 107 milhões no ano passado, um aumento de 15% em relação ao resultado de 2017.

Com cerca de 900 clientes, a LG atende a nomes como Ambev, C&A, Carrefour, Ipiranga, Lojas Renner, Oi, Rede Globo, Santander e Vale.