CONSTRUÇÃO

Tenda tem programa de inovação com FCamara

16/08/2021 16:17

A plataforma Imagine está sendo usada como ferramenta de apoio para mentorias.

Luis Martini, diretor executivo de marketing e tecnologia da Tenda. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A construtora Tenda adotou a solução Imagine, plataforma de gerenciamento de novas ideias da FCamara, para implementar seu programa de inovação corporativa.

Segundo a Tenda, o intuito é estimular os colaboradores a trazer ideias para resolver problemas do dia a dia da construtora.

Nesta primeira edição, o tema é “como vender mais em lojas próprias” e colaboradores dos times de marketing, marketing de relacionamento, ciclo financeiro e TI formaram grupos para propor ideias e projetos pensando nesse desafio.

A plataforma Imagine está sendo usada como ferramenta de apoio para as mentorias, etapa na qual participam 15 grupos, englobando mais de 50 participantes, pré-selecionados a partir de um pitch feito para um quadro de executivos da empresa.

Após as mentorias, os grupos apresentarão os projetos para uma banca de jurados e os projetos com maior potencial receberão um aporte financeiro para que a hipótese inicial seja testada.

“Estamos trilhando um caminho de inovação muito interessante na Tenda, com foco em transformação e geração de valor para o negócio. Iniciativas como essa demandam ferramentas adequadas, que fomentem a troca de ideias entre os times”, destaca Luis Martini, diretor executivo de marketing e tecnologia da Tenda.

De acordo com Kléber Santos, vice-presidente de transformação digital do Grupo FCamara, o Imagine foi adaptado para o programa de inovação da Tenda. 

“Ouvimos a ideia do projeto e, de imediato, pensamos que poderia casar muito bem com o Imagine. Desenvolvemos um programa especial para a iniciativa da Tenda, para ajudar com a frente metodológica do programa, através do canvas de oportunidade, garantindo comunicação fluida entre mentores e mentorados”, conta Santos.

O Imagine nasceu em um trabalho conjunto entre Duratex e FCamara e passa por mais de 25 mil colaboradores das duas empresas, além da Tenda, Elfa e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Através da plataforma, 11 mil ideias já foram criadas e mais de 10%, implementadas, com retorno estimado de mais de R$ 5 milhões para as companhias.

Fundada em 1969, a Tenda atua em nove estados, conta com mais de 80 pontos de venda e já atendeu mais de 120 mil famílias. Em 2020, a construtora teve lucro líquido de R$ 200,3 milhões, baixa de 24% em comparação com o ano anterior.

Criado em 2008, o Grupo FCamara é parceiro da Microsoft no Brasil e, em 2015, após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Founders, sua própria venture builder, que já lançou oito startups com foco B2B. Atualmente, a empresa conta com um time de 600 colaboradores.

Veja também

EXPANSÃO
FCJ Venture Builder faz captação Série A

Empresa criada em 2013 faz captação com family office de origem japonesa.

INOVAÇÃO
Sabemi procura fintechs e insurtechs

A seguradora lançou programa para conectar startups às estratégias de negócio da companhia.

GIRL FROM RIO
Anitta no conselho da Nubank

Cantora de sucesso deve aportar “expertise em construção de marcas” na fintech.

CONTRATADO
Mariath, ex-IBM, assume cloud na Capgemini

Profissional estava na IBM há 12 anos, atuando na área de computação em nuvem.

PACTO
Rio Grande do Sul terá rede de inovação em baterias

PUC-RS, UFRGS e Unisinos têm acordo em área chave da indústria do futuro.

ESTADOS UNIDOS
Brasileira é chief de data science, AI e inovação na IBM

A executiva Gabriela de Queiroz está na companhia desde 2018 e acaba de ser promovida.