Software facilita programação para diferentes plataformas mobile. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Embarcadero Technologies, desenvolvedora de soluções em bancos de dados, anunciou nesta segunda-feira o lançamento do RAD Studio XE5, suíte de desenvolvimento de apps para múltiplos dispositivos, linguagems e bancos de dados, agora com suporte a Android e iOS.

Segundo destaca a fabricante, a nova versão do RAD Studio fornece código executável nativo para todas as quatro principais plataformas móveis - Android, iOS, Windows e OS X, gerenciadas a partir de uma base única de código.

Pelo Studio XE5, as equipes de desenvolvimento podem criar protótipos e desenvolver aplicações nativas nos padrões das linguagens C++ ou Delphi, com conexão com qualquer serviço REST, inclusive redes sociais, MBaaS, serviços de pagamento, armazenamento, dentre outros.

Conforme a fabricante, a solução é a primeira plataforma para fornecer dados e serviços corporativos para as aplicações, seja a partir das nuvens ou de sua própria estrutura.

“Fomos capazes de levar nossa infraestrutura do iOS para Android em questão de dias, não de meses, e com 90% do código sendo reutilizado”, disse Andrew Tierney, CEO da CastleSoft Pty Ltd.

Para Michael Swindell, Vice-Presidente Sênior de Produtos da Embarcadero, o maior desafio enfrentado pelas desenvolvedoras de software atualmente é como fornecer seus produtos a uma lista crescente de dispositivos.

“Com o RAD Studio XE5 os desenvolvedores já podem criar aplicações nativas para Android, iOS, Windows e OS X em uma fração do tempo e do custo associado a qualquer outra solução”, destaca.

RAD Studio XE5, Delphi XE5 e C++Builder XE5 já estão disponíveis pela Embarcadero do Brasil. O download da versão trial gratuita pode ser feita neste link.