SDN em alta. Foto: Shutterstock.

No cenário global de TI, as tecnologias de redes definidas por software (SDN, na sigla em inglês) continuam quentes. Segundo uma pesquisa da consultoria Infonetics, o mercado de SDN deve chegar a US$ 9,5 bilhões em 2018.

De acordo com a consultoria, o crescimento já é considerável - de 2012 para 2013 o mercado já variou cerca de 192%. Segundo o Analista Cliff Grossner, da Infonetics, é uma tendência que chegou para ficar.

"Não há mais qualquer dúvida sobre a rede definida por software (SDN) desempenhando um papel nas redes de data center e da empresa", destacou o especialista.

Conforme aponta o levantamento, o mercado de equipamentos SDN - incluindo equipamentos de marca, switches virtuais e switches bare metal, cresceu mais de 10 vezes em 2013 em relação ao ano anterior.

Para a consultoria, estes números foram impulsionados por aumentos significativos das implementações feitas por provedores de serviços de nuvem, como Google e Amazon. 87% das médias e grandes empresas afirmaram que pretendem adotar SDN em data centers em 2016.