Foto: divulgação.

A Iara Health, porto alegrense especializada em reconhecimento de voz para o setor de saúde, recebeu um aporte de R$ 2 milhões da Ness Health, startup que fornece soluções para o mercado de medicina diagnóstica.

Fundada em 2018, a Iara Health possui a assistente virtual Iara, sistema de reconhecimento de voz especializado na área da saúde, mais especificamente em radiologia.

A solução transcreve prontuários e laudos, além de interagir com algoritmos e sistemas utilizando comandos de voz. Com a inteligência artificial, permite melhorias conforme o uso, adaptando-se à voz, às expressões e ao sotaque.

Segundo a empresa, os níveis de acurácia da solução ultrapassam 98%. A proposta é que o médico radiologista perca menos tempo em trabalhos burocráticos e consiga focar mais no paciente e no diagnóstico. 

Com o investimento, a paulistana Ness Health torna-se sócia da Iara, expandindo sua oferta, integrando suas soluções e aumentando sua capacidade de inteligência artificial aplicada à saúde, além de ampliar sua base de atuação na região Sul do país.

O montante deve ser destinado para crescimento, pesquisa, desenvolvimento e expansão da startup no Brasil e no mundo.

Neste primeiro momento, as empresas estão levando a plataforma para a Europa, iniciando por Portugal. Para isso, a tecnologia de IA foi treinada para o português europeu e já está em uso nos primeiros clientes lusitanos.

Fundada em 2016, a Ness Health é uma spin-off da Ness Processos e Tecnologia. A empresa atende mais de 20 grandes e médias empresas do setor de saúde. 

Entre as tecnologias oferecidas, estão plataformas de monitoramento de equipamentos médicos em tempo real, operação à distância de ressonância magnética e tomografia computadorizada, transmissão em tempo real de exames de ultrassonografia e laudos médicos estruturados.