A Microsoft lançou um fundo para colaborar com o acesso barato à web. Foto: Ken Wolter/Shutterstock.
A Microsoft lançou um novo fundo que tem o objetivo de colaborar com empresas que tenham soluções para proporcionar acesso à internet a preços acessíveis para os mercados carentes.
O fundo é parte da iniciativa “Affordable Access”, da Microsoft, que investe em novas tecnologias de acesso, novos serviços e aplicações baseados na nuvem, e novos modelos de negócios que podem reduzir o custo de acesso à web.
"Hoje existem cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo sem acesso à internet. A capacidade de fechar essa lacuna é mais viável do que nunca com a tecnologia que está disponível em muitas partes do mundo. Através deste fundo, esperamos relançar o processo empreendedor, identificando idéias promissoras que podemos ajudar a crescer", explica Peggy Johnson, vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios da Microsoft.
Dentro da iniciativa “Affordable Access”, a Microsoft firma parcerias com provedores de acesso à internet e outras entidades do setores público e privado para ampliar soluções inovadoras de conectividade e serviços criados para proporcionar o maior impacto sócio-econômico para o maior número de pessoas.
Empresas com dois ou mais empregados em tempo integral podem inscrever produtos e modelos de negócios que propiciem baixo custo de conectividade no site da iniciativa da Microsoft até 15 janeiro de 2016.
Além de receber, em média, US$ 75 mil em financiamento, os produtos selecionados também terão a oportunidade de participar de um programa oferecido pela Microsoft para se conectar com outros beneficiários e potenciais financiadores.
A intenção da Microsoft é colaborar para que os produtos consigam atingir uma escala maior. A iniciativa lembra o projeto do Facebook para proporcionar maior acesso à internet. A empresa de Zuckerberg conta com o Internet.org, iniciativa que oferece aplicativos sem consumo de banda para pessoas de baixa renda.