O primeiro carro comercializado pelo chatbot da Nissan foi um Nissan Kicks. Foto: Divulgação.
A Nissan contratou a startup Prometheus para vender carros em escala comercial com recursos de inteligência artificial no Brasil. O projeto, batizado Nissan Pre-Trail, utiliza um chatbot para contato com os clientes.
Além de atender aos consumidores atraveś do chat, a Nissan já vende carros no país totalmente sem intervenção humana, usando apenas os recursos da inteligência artificial. O primeiro carro comercializado desta forma foi um Nissan Kicks.
O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Prometheus, criadora da plataforma Laura, que usa tecnologia cognitiva para analisar os dados vitais de pacientes e fazer a identificação precoce dos riscos de infecção hospitalar. Após o desenvolvimento focado em hospitais, a solução foi adaptada para outros segmentos de mercado.
O robô foi desenvolvido para prevenir a sepse, reação desregulada ou exagerada do sistema imunológico a uma infecção e que provoca uma disfunção orgânica. A plataforma utiliza computação cognitiva para fazer a gestão dos processos, possibilitando que o sistema aprenda e tome decisões baseado em dados, o que pode ser aplicado em diversos setores.
Com a evolução do projeto, a empresa passa a entender cada vez mais os hábitos dos usuários abertos ao uso de novas tecnologias, o que abre portas para novos serviços e produtos.