Odilon Costa, CEO e presidente da Tree Solution. Foto: Divulgação.

A Tree Solution, focada em soluções de câmbio e comércio exterior, assinou um acordo de cooperação e pesquisa em projetos de inovação com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A filial de Londrina da Tree conta com 8 colaboradores e é focada em desenvolvimento. Com uma recente mudança de sede, o plano da empresa é triplicar esse número no próximo ano.

“Ampliamos nossa operação na fábrica de software, transferindo a filial de Londrina para um escritório maior para atendermos melhor à alta demanda de novos projetos. Isso significa também que precisamos de soluções inovadoras, com as tecnologias que estão surgindo e a Universidade é um celeiro fértil”, avalia Odilon Costa, CEO e presidente da Tree Solution.

Rodolfo Barros e Syvio Bardon são os professores do curso de Ciência da Computação da UEL responsáveis por organizar as equipes de pesquisa que resultarão no lançamento de novos recursos das suítes Tree FX.

Inicialmente, há dois projetos em desenvolvimento, que abordam bancos digitais e operações sem papel.

“Ficamos muito animados com a parceria, porque é uma excelente oportunidade em mantermos nossos melhores alunos dentro da Universidade, dedicados às pesquisas que, efetivamente, atenderão às demandas reais do mercado”, explica o professor Barros.

Os grupos serão constituídos de um grupo de graduandos em Ciência da Computação sob a tutoria de professores dedicados às plataformas Nexus (repositórios de artefatos) e PPM Intalio (ferramenta para modelagem de processos). O objetivo é fazer a integração das suítes da Tree, dedicadas ao mercado de câmbio e comércio exterior, com as plataformas.

A definição dos alunos e o planejamento do projeto são responsabilidades da universidade. O papel da Tree é apresentar seus objetivos e necessidades.

Com a ampliação da sede da Tree em Londrina, há a possibilidade de absorver alunos da UEL.

“Com a parceria, os alunos terão a oportunidade de fazer pesquisas voltadas para uma real necessidade de mercado, contribuindo também com a sociedade a partir da criação de novos produtos”, destaca Costa.

Além da unidade de Londrina, a Tree Solution conta com a sede em São Paulo. A empresa conta com cerca de 100 colaboradores.