A empresa produz celulose de eucalipto. Foto: Pexels.
A Suzano, gigante brasileira de papel e celulose, desenvolveu um aplicativo com o Power Apps, plataforma de desenvolvimento low code da Microsoft, para padronizar a coleta de dados em florestas de cultivo e auxiliar técnicos na tomada de decisão quanto ao uso de herbicidas e nutrientes.
Segundo a empresa, o gerenciamento de grandes extensões de terras é uma grande dificuldade para a Suzano, pois ela produz celulose de eucalipto, árvore que tem um ciclo de sete anos desde o plantio até a colheita.
Para o plantio do eucalipto, há uma série de processos que vão desde a preparação do solo, o plantio e a irrigação até o cuidado com relação ao clima da região ou a presença de plantas daninhas que possam impactar o desenvolvimento das árvores, o que faz necessária a análise de grande quantidade de dados.
Os dados de localização, inclinação de terreno e composição do solo são armazenados pela Suzano em sistemas legados em cada uma das florestas — ou Unidades de Produção (UPs), como são nomeadas pela companhia.
Toda a coleta desses dados era feita de forma manual, o que onerava o corpo de colaboradores técnicos, que precisavam digitar todas as informações.
Com o aplicativo, os técnicos agora podem atuar com todas as informações necessárias para a coleta e controle do ambiente nos modos online e offline, levando em consideração as particularidades de cada época do ano e de cada floresta.