A lente inteligente do Google. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Google continua investindo na criação de diferentes dispositivos conectados e inteligentes. A mais nova invenção divulgada pela companhia foi uma lente de contato capaz de medir o nível de glicose para diabéticos.

A novidade, criada pelos cientistas do laboratório Google X, está com seus protótipos em teste. Elas contém um pequeno chip wireless e um sensor de glicose em miniatura, colocados entre duas camadas do material da lente.

De acordo com a companhia, o sensor é capaz de fazer uma medição por segundo. O próximo passo é incluir na lente um micro visor LED capaz de informar o usuário quando a lente detectar níveis altos de glicose.

Conforme aponta o TechCrunch, o desenvolvimento das smart lenses não afeta outros wearables da companhia, como o Google Glass, pois são produtos com funcionalidades diferentes.

No entanto, isso mostra que a empresa de Mountain View está de olho vivo no mercado de gadgets e aplicações para saúde. Recentemente, a gigante das buscas divulgou o plano de abrir uma divisão dedicada a este segmento, chamada Calico.

O Google está em tratativas com o governo norte-americano para transformar a invenção em produto. O objetivo é usar a tecnologia da empresa para uma lente de contato inteligente e desenvolver apps para pacientes e médicos.