Nextel leva 3G para quatro capitais. Foto: divulgação.

A Nextel anunciou nesta semana a expansão de sua cobertura 3G, levando o seu sinal para quatro capitais no país. Agora Curitiba, Brasília, Goiânia e Recife contam com o serviço da operadora.

Com isso, agora a companhia entra na concorrência com as quatro principais operadoras - Vivo, Oi, TIM e Claro. Antes, a Nextel só oferecia pacotes de voz com a tecnologia iDEN (rádio) nestas cidades.

Nesta primeira etapa do lançamento, a Nextel oferece opções de planos de fácil entendimento. Os pacotes estão divididos em P, M e G, com capacidade de 1GB, 3GB e 5GB, respectivamente, para clientes pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Os consumidores terão à disposição dois aparelhos: o Motorola IronRock e Motorola Jessup, smartphones com sistema operacional Android e que reúnem internet móvel 3G e tecnologia iDEN.

De acordo com Alfredo Ferrari, vice-presidente de Novos Negócios Assuntos Governamentais e Regulatórios da Nextel, o crescimento da cobertura da companhia "acontecerá de maneira contínua, planejada e focada".

“É esse dimensionamento que definirá o momento correto de ampliarmos a oferta de serviços com a inclusão dos planos de voz 3G”, explica Ferrari.

No mercado 3G, a Nextel ainda tem um longo caminho para se aproximar das grandes operadoras. Segundo dados do Teleco levantados em novembro de 2013, a companhia contava 255 mil clientes. Para comparar, a quarta colocada (Oi) no país, tem 11 milhões de usuários.