25% do mercado de e-commerce. Foto: flickr.com/photos/clappstar

A B2W, que controla os sites Submarino, Americanas.com, Ingresso.com e Shoptime, lançou uma nova plataforma para o comércio eletrônico no mercado.

O [B] Seller possibilitará que os lojistas criem seus e-commerces e sistema de gestão dentro da mesma solução.

A ferramenta é a união da plataforma Kanlo e do backoffice/ERP eSige, absorvidos no ano passado pela B2W Digital, por meio da aquisição das empresas Ideais Tecnologia e Uniconsult Sistemas, respectivamente.

O lançamento acontece num momento conturbado para a B2W. A maior empresa de e-commerce brasileira fechou o terceiro trimestre 2013 com prejuízo de R$ 38,6 milhões.

Além disso, a participação de mercado vem caindo, dos 50% em 2006 para 25% hoje em dia, segundo pesquisa realizada pelo site e-bit.

A reação tem sido comprar empresas de tecnologia – além da Kanlo e Uniconsult, a B2W também adquiriu a Tarkena, especializada em sistemas de busca e no gerenciamento de frete – e investir na distribuição.

Em agosto do ano passado, a empresa anunciou que mantinha o plano de investir R$ 1 bilhão até 2015, em tecnologia e pelo menos 10 novos centros de distribuição. Além disso, no final de janeiro receberam um aporte de R$ 2 bi da Tiger Global, destinada ao pagamento de parte da suas dívidas além de  investimentos internos.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico acredita que o segmento poderá movimentar R$ 39 bi no país, um crescimento de 27% no faturamento em e-commerce se comparado a 2013.