Mercado brasileiro ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Foto: Divulgação.
O mercado brasileiro de big data e analytics deve movimentar US$ 965 milhões em 2018, de acordo com o estudo da Frost & Sullivan “Insights into Big Data and Analytics in Brazil”.
Em 2013, o segmento somou US$ 242,6 milhões. Porém, ainda está no estágio inicial de desenvolvimento, afinal, grande parte das empresas não está preparada para processar o crescimento de dados internos e externos.
De acordo com a instituição, o volume de dados maior fez com que rotinas e processos importantes demorem muito para rodar com soluções tradicionais. Esse fator abriu mais espaço para o mercado.
“Projetos de big data possibilitam para as empresas acessar informações relevantes que normalmente não são fáceis de ser encontradas ou analisadas”, diz o analista sênior de TIC Guilherme Campos.
A maior demanda para o setor é de serviços consultivos de como utilizar o big data e capitalizar suas vantagens, pois muitas organizações não entendem como usar e nem por onde começar.
Os provedores de serviços estão trabalhando com as universidades para treinar profissionais especialistas em suas soluções, além de desenvolver soluções user-friendly.