Procergs, com o centro administrativo do estado ao fundo. Foto: site/Procergs.

Uma falha nos sistemas da Procergs pode ter causado problemas na quitação do IPVA para até 36.628 veículos.

Segundo uma nota divulgada pelo Detran-RS, um incidente na rotina mensal de remessa de arquivos para o sistema bancário por parte da estatal gaúcha de processamento de dados fez com que algumas multas devidas não fossem computadas no sistema como pagas.

O problema afetou donos de veículos que pagaram o licenciamento na semana passada (entre 9 e 13 de abril). As multas são parte dos valores que compõem o licenciamento anual (DPVAT, taxa de expedição e multas vencidas, além do imposto estadual).

Os motoristas que pagaram durante o período devem consultar o site do Detran-RS para verificar se quitaram todos os débitos e receber um novo documento de pagamento em caso contrário.

A nota não informa o número exato de afetados, se o Detran-RS tem outra forma de contato além da nota ou que consequências podem ser sofridas pelos donos de carros que acreditam estar quitados e na verdade não estão.

O Detran-RS, junto com Corsan, estatal gaúcha de águas e esgotos, é um dos principais clientes da Procergs fora do governo estadual.