Renata Milanese, gerente sênior do go to market da BASF. Foto: Divulgação.

A BASF, indústria química líder em inovação, agora conta com uma plataforma de comércio digital que oferece soluções químicas para diversas indústrias. O sistema de vendas online utiliza a plataforma de gestão de e-commerce Hybris, da SAP.

No primeiro momento, a ferramenta online disponibiliza soluções para a fabricação de calçados, produtos de limpeza, cuidados pessoais e soluções para parceiros do setor de açúcar e etanol.

Até então, a empresa trabalhava com uma equipe de vendas direta e distribuidores cadastrados. No entanto, o e-commerce surge como alternativa para atender a grande dispersão geográfica dos mercados consumidores da BASF.

“O modelo online é visto como complemento às equipes de venda, que podem oferecer suporte por telefone para clientes interessados em adquirir produtos pela internet a partir do trabalho omnichannel. Além disso, os parceiros podem utilizar o conteúdo técnico e as explicações detalhadas presentes no e-commerce para reforçar suas vendas”, explica Renata Milanese, gerente sênior do go to market da BASF.

Apesar de utilizar também um sistema de gestão (ERP) da SAP, a empresa ainda não conta com a plataforma de e-commerce integrada à solução por estar em período de MVP (produto mínimo viável, na sigla em inglês).

O plano da empresa é expandir o número de unidades de negócios disponíveis no e-commerce até 2020. A próxima área inserida no portal de vendas será a de ingredientes para o mercado de confeitaria e panificação.

Antes do lançamento oficial do e-commerce, alguns negócios da empresa abriram portais para vendas digitais que funcionaram como piloto para a iniciativa.

“No período de testes, fomos a primeira empresa química a contar com uma plataforma digital para fazer vendas na Black Friday. Em 2017, a data foi restrita aos negócios de Care Chemicals e, diante do grande sucesso, estendemos aos demais negócios em 2018. A experiência positiva nos estimulou a investir no caminho digital”, explica Milanese.

Globalmente, o Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham com um portfólio organizado em 6 segmentos: químicos, materiais, soluções industriais, tecnologias de superfície, nutrição & care e soluções para agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. 

A sede da BASF na América do Sul está localizada em São Paulo. A empresa tem 17 unidades na região e mais de 4 mil funcionários no Brasil.