NO VAREJO

LG abre em POA 1ª loja no Brasil

17/05/2012 14:06

Chris Yi. Foto: Gláucia Civa

Tamanho da fonte: -A+A

A LG Electronics abriu em Porto Alegre nesta quinta-feira, 17, sua primeira loja no Brasil.

O espaço é mantido em parceria com a Lojas Colombo, que também estreia no ramo de lojas dedicadas.

Conforme o CEO da LG Brasil, Chris Yi, a meta é abrir dez novas lojas no país dentro de três anos.

Os novos destinos não foram revelados, nem se seguirão a aliança com a rede varejista gaúcha.

“Este conceito de loja aproxima a LG do varejo, trabalhando o conceito de experiência do consumidor. Se vamos abrir outras, entretanto, não sabemos, mas é claro que vamos considerar”, desconversa Cesar Siqueira Anderson, diretor de Vendas da Colombo.

O executivo também sai pela tangente quando questionado sobre o posicionamento que a estreia em loja dedicada de uma marca de eletrônicos dá à varejista em relação a concorrentes como a também gaúcha Herval, que mantém os iPlaces, espaços exclusivos para venda de Apple.

O número de revendas exclusivas autorizadas da fabricante norte-americana na rede da Herval chega a 13, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Brasília.

A Colombo também revende Apple, embora nas lojas convencionais da rede, e há poucos meses fechou uma parceria com a multi para oferecer o iPad 2 em  todas as suas 330 filiaisno Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

E se a Herval tem oferta em revendas exclusivas, na Colombo o diferencial vem em quesitos como facilidade de pagamento - o iPad 2, por exemplo, pode ser parcelado em 10 vezes.

A parceria exclusiva com a LG pode, entretanto, dar um gás nos negócios da Colombo frente à concorrência, já que, segundo levantamento do Ibope Inteligência e Worldwide Independent Network of Market Research, no Brasil a Apple e a LG dividem as intenções dos consumidores, ao menos no que tange à compra de laptops.

No mercado de tablets, a Apple é a marca preferida, com 47%.

A velada disputa entre Colombo e Herval também já passou por boatos como o da possível compra da primeira pela segunda, que rondaram o mercado no início deste ano, mas foram veementemente negados pelo próprio Siqueira Anderson.

“Não estamos à venda. Pelo contrário, seguimos investindo em expansão. Somente em novas lojas temos investimentos próximos a R$ 9 milhões previstos para este ano”, declarou o executivo, revelando a previsão de abrir 20 lojas e um centro de distribuição.

Os boatos surgiram após a divulgação do balanço da Colombo, que teve prejuízo de R$ 54,3 milhões em 2011, o lucro de R$ 11,4 milhões obtido de 2010.

Para este ano, a Colombo ainda não divulgou sua projeção de faturamento.

NOVAS CARTADAS
Na esteira dos novos negócios, a loja da LG não é a única aposta.

Há dois meses, por exemplo, a Colombo abriusua primeira loja física com vendas exclusivamente pela web, na cidade de Serafina Corrêa, a 215 km da capital Porto Alegre.

A unidade é uma investida da empresa em sua frente de maior faturamento: atualmente, o e-commerce é responsável por 17% do total de negócios da varejista, segundo o diretor de Vendas.

O novo formato, conforme Anderson, garante o apoio de uma estrutura física e consultores especializados para incentivar o fechamento de negócios na web, canal em que a rede cresceu 39% em 2011 e 46% nos dois primeiros meses de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Nosso desempenho representa praticamente o dobro das projeções da e-Bit para o comércio eletrônico no Brasil em 2012, que deve crescer 25% no decorrer do ano”, salienta Anderson.

OLHO PUXADO
A LG Electronics, por sua vez, é de origem sul-coreana e emprega mais de 93 mil pessoas em 120 operações em todo o mundo, com vendas globais de US$ 49 bilhões em 2011.

A empresa é especializada em eletrônicos de consumo, telefonia móvel e eletrodomésticos.

No Brasil, mantém fábrica em

No Brasil, a empresa mantém uma fábrica em Taubaté, no interior paulista.

A produção local iniciou há 15 anos.

Veja também

BALANÇO
Lojas Colombo tem prejuízo de R$ 54 mi

Autuação de R$ 80,2 milhões da Receita afetou resultados da varejista.

E-COMMERCE DE RUA
Colombo estreia loja física para web

A Lojas Colombo abriu nesta segunda-feira, 26, sua primeira loja física com vendas exclusivamente pela web, na cidade de Serafina Corrêa, a 215 km da capital Porto Alegre.

Herval é a compradora da Colombo?

A Lojas Herval estaria negociando a compra das Lojas Colombo.

Colombo vende iPad 2 em 10 vezes

A Lojas Colombo fechou parceria com a Apple para oferecer o iPad 2 em  todas as 330 filiais da rede nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Em mais de 30 lojas, o produto está em demonstração já com os conteúdos fornecidos pela Apple. Nas demais unidades, os clientes podem obter mais informações e adquirir o iPad 2.

Nesse momento, a empresa disponibiliza as versões de 16 GB com Wi-Fi e 3G.

Herval abre iPlace em São Paulo

O Grupo Herval anuncia que vai abrir uma revenda iPlace no Bourbon Shopping São Paulo.

A unidade, que ainda não tem data definida para inauguração, será a nona do gênero aberta pelo grupo gaúcho, que já conta com duas lojas focadas em produtos Apple em Porto Alegre, duas em Belo Horizonte e duas em Brasília, além de Caxias do Sul e Florianópolis.

Herval quer o dobro com TI em 2012

Com as novas aquisições em São Paulo – da rede de revendas da Apple MyStore, comprada em dezembro – o Grupo Herval quer dobrar, de novo, a participação dos negócios com TI em 2012.

Nesse ano, a Herval já passou de 10% para 20% nos itens com tecnologia.

Na carona do consumo
Segundo Germano Grings, diretor e responsável pelo segmento Varejo dentro do Grupo Herval, as tendências de consumo devem ajudar no crescimento da empresa na área.

Big Apple: Herval compra paulista MyStore

Movida pela ambição de liderar o varejo de Apple no Brasil, o Grupo Herval, de Dois Irmãos (RS), acaba de comprar a rede de lojas Apple Premium Resellers MyStore, de São Paulo.

O valor da compra não foi revelado.

Com a aquisição a rede gaúcha amplia para 19 as revendas da marca Apple em cinco estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul – e Brasília.

LG vai de tri chip a R$ 299 no Brasil

A LG Electronics lança o LG Tri Chip, primeiro celular com três SIM Cards da empresa no Brasil.

Com o lançamento, a empresa  reforça a sua presença no mercado de celulares com mais de um chip no país, um dos mercados emergentes da telefonia móvel.

Batizado de LG Tri Chip, o modelo já está disponível, segundo a fabricante, nas principais cadeias de varejo e em todas as operadoras, pelo preço sugerido de R$ 299.

LG lança linha de TV touchscreen no BR

A LG lança no mercado brasileiro a primeira série de televisores touchscreen da marca, a LG Pentouch TV.

A linha conta com dois modelos, Plasma Pentouch 60PZ850B e Plasma Pentouch 50PT490B, que possuem respectivamente 60 e 50 polegadas, além de conexão com computadores.

Uma vez conectada, a TV possibilita que a interação seja feita por meio de canetas Magic Touch, permitindo escrever ou desenhar na tela do televisor.

LG quer fabricar tablet no Brasil

Lançado oficialmente no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, no mês passado, o tablet Optimus Pad será fabricado no Brasil pela LG Electronics.

Segundo a empresa, a fábrica de Taubaté (SP) será responsável pela produção do aparelho.