Rodrigo Werlang.
A Paradigma, empresa de Florianópolis especializada em plataformas para negociações eletrônicas, está aprofundando sua aposta em torno do método DevOps para desenvolvimento e entrega de softwares.
DevOps é uma abordagem em alta no mundo de TI, que passa pela aproximação das áreas de desenvolvimento e operações, visando girar um círculo virtuoso de melhorias no produto e na velocidade de entrega.
Na companhia catarinense, o primeiro passo foi a adoção do método dentro de um grupo encarregado de testar a automação da instalação do software da empresa, inicialmente com cinco pessoas.
Até o final, 70 profissionais da Paradigma devem começar a trabalhar da mesma maneira, em diferentes áreas do desenvolvimento e operações. A empresa está baseando o processo na ferramenta Microsoft Visual Studio e outras soluções open source.
“O mais importante é mudar a cultura interna da empresa. Que nós estamos fazendo é uma evolução natural de um processo de adoção de práticas ágeis de desenvolvimento de software que já vem há quase 10 anos”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Paradigma, Rodrigo Werlang.