DESENVOLVIMENTO

Paradigma aposta em DevOps

17/05/2018 09:02

Rodrigo Werlang.

Tamanho da fonte: -A+A

A Paradigma, empresa de Florianópolis especializada em plataformas para negociações eletrônicas, está aprofundando sua aposta em torno do método DevOps para desenvolvimento e entrega de softwares.

DevOps é uma abordagem em alta no mundo de TI, que passa pela aproximação das áreas de desenvolvimento e operações, visando girar um círculo virtuoso de melhorias no produto e na velocidade de entrega.

Na companhia catarinense, o primeiro passo foi a adoção do método dentro de um grupo encarregado de testar a automação da instalação do software da empresa, inicialmente com cinco pessoas.

Até o final, 70 profissionais da Paradigma devem começar a trabalhar da mesma maneira, em diferentes áreas do desenvolvimento e operações. A empresa está baseando o processo na ferramenta Microsoft Visual Studio e outras soluções open source.

“O mais importante é mudar a cultura interna da empresa. Que nós estamos fazendo é uma evolução natural de um processo de adoção de práticas ágeis de desenvolvimento de software que já vem há quase 10 anos”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Paradigma, Rodrigo Werlang.

De acordo com Werlang, o esforço agora é por “derrubar o muro” entre desenvolvimento e operação, tornando as equipes mais “multidisciplinares”.

“A partir disso, é um processo de evolução contínua que não termina, com o ciclo entre feedback e melhoras no software encurtando cada vez mais”, resume Werlang.

Um relatório mais recente encomendado pela Freeform Dynamics analisou que as organizações que combinam DevOps e ferramentas com base na nuvem conseguem atingir a marca de 81% de melhoria na entrega de software. 

No caso da Paradigma, a maioria dos novos clientes captados pela empresa já estão usando o software na nuvem e não mais em instalações internas. 

Fundada em 1998 em Florianópolis, a Paradigma atua com gestão de relacionamento com fornecedores (SRM, na sigla em inglês) e também na específicamente no setor de energia, com uma solução para trading e gerenciamento de risco (ETRM, na sigla em inglês), atendendo ao todo 300 projetos para organizações privadas e do setor público. 

Veja também

CARREIRA
Paradigma contrata gerente para utilities

Laís Ferreira retorna à Paradigma, onde atuou entre 2013 e 2016.

CARREIRA
Neogrid tem novo líder para canais

Glaucio Gonçalves estava na Totvs.

PARQUES
Parque de Itaipú troca político por técnico

Jorge Augusto Callado, ex-assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira da usina, assumiu a posição no lugar de Ramiro Wahrhaftig.

ENERGIA
CPFL: SAP no billing da AES Sul

O Customer Care and Services é a solução padrão na operação em toda área de concessão.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
CPFL Energia usará Sophie, da Stefanini

A CPFL Energia renovou o contrato por mais cinco anos com a Stefanini.

ATENDIMENTO
Eletropaulo migra para a nuvem com Avaya

A distribuidora de energia firmou um contrato de cinco anos com a Avaya.

AUTOMÓVEIS
Renault: Hybris para e-commerce do Kwid

O projeto foi desenvolvido em 44 dias, a partir do uso de metodologias ágeis.

FUTURO
Dassault Systemes quer ser a Amazon

A empresa terá uma plataforma para contratação de serviços especializados de engenharia e design.

CADEIRAS
Ouriques sai da Neogrid

Ouriques estava na companhia catarinense de soluções de supply chain desde 2015.

PRODUTO
Ex-CEO da OpenTech é diretor da NeoGrid

Edimilson José Corrêa assume o cargo de diretor corporativo de produto.