Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Hypera Pharma, fabricante de marcas como Benegrip, Coristina D, Zero-Cal, Engov, Doril e Epocler, adotou a solução da Unico, antiga Acesso Digital, para automatizar o processo de admissão de novos funcionários.

Até então, o fluxo para contratar novos colaboradores era manual. Os profissionais do RH atuavam com envios por e-mail e entrega dos documentos pessoalmente, que depois requeria toda a análise da equipe responsável pela admissão.

Segundo a empressa, isso gerava morosidade e prazos longos, além dos custos, riscos de extravios e prejuízo ao meio ambiente causados pela impressão dos papéis.

Com a implantação da solução, as funções da área foram reorganizadas e ocorreu uma redução de até 50% no tempo de contratação do novo colaborador, além da agilidade e assertividade da validação – eliminando o uso e impressão de papel. 

Além disso, a Hypera Pharma reduziu custos de transporte, pois, anteriormente, o RH precisava fazer o envio dos documentos para cada um dos funcionários via motoboy e o próprio contratado precisava se deslocar até a empresa para realizar as assinaturas.

Agora, o departamento deixou de recolher documentos e envia eles para todos os funcionários de uma só vez. Com isso, 80% das assinaturas são concluídas em menos de 24 horas.

Isso inclui contratos de trabalho, benefícios, plano de saúde, políticas de privacidade, segurança, ética, férias, holerites, afastamentos, comunicados internos e acordos com sindicatos.

Para tanto, cada novo colaborador recebe um login de acesso a um portal durante a jornada de admissão para agilizar as etapas e pendências de entrega. Ao assinar os documentos via smartphone, ele precisa fazer uma selfie para validação biométrica.

Fundada em 2001, a Hypera Pharma está listada no Novo Mercado da BM&FBovespa desde 2008 e é considerada a maior farmacêutica brasileira em termos de receita líquida e capitalização de mercado.

A empresa tem sede em São Paulo e um complexo operacional farmacêutico em Anápolis, Goiás. No total, o time conta com aproximadamente 9 mil colaboradores.

Já a Unico é a líder no país em tecnologia de biometria facial, ou, para usar o jargão, em “IDtech”, com projetos de reconhecimento facial implementados nos maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do Brasil.

Em setembro de 2020, quando ainda se chamava Acesso Digital, a empresa levantou um aporte de R$ 580 milhões em rodada série B liderada pelo Softbank e pela General Atlantic.