HP lança produto com Google Apps. Foto: divulgação.

A HP e o Google apresentaram a primeira fase de sua solução SMB IT in a Box, um produto de tecnologia “one-stop-shop” voltado a pequenas e médias empresas (PMEs).

A solução da HP, que marca a entrada da fabricante no programa do Google para parceiros, agrega o Google Apps for Business, ferramentas de colaboração e comunicação na nuvem ao hardware da fabricante, entre PCs e impressoras.

Segundo destaca a Computerworld, o HP SMB IT in a Box simplifica o ambiente de TI dos clientes, com redução de custo operacional e requisitos de infraestrutura, usando software de gerenciamento da HP e pré-configuração mínima.

De acordo com a HP, o produto estará disponível em oferta inicial a partir de julho, em alguns revendedores norte-americanos. Para o restante do mundo, ele será disponibilizado até o final do ano.

Eventualmente, a solução incluirá plataformas integradas para revendedores, administradores de TI e usuários finais, com acesso a toda a solução, incluindo Google Apps for Business.

Mais de cinco milhões de empresas atualmente usam Google Apps for Business, que inclui Gmail, IM, Calendar, Drive, Docs e muito mais.

A parceria com a HP mostra a presença do Google em levar suas soluções embarcadas em hardware. Em 2008, a empresa lançou em parceria com a Dell o Google Search Appliance, um rack server com software de otimização para a realização de buscas de documentos e informações em redes.