Eduardo Hahn, Presidente da Sucesu-RS, durante evento da entidade.

A Sucesu-RS deu início nesta sábado, 15, a uma pesquisa online com diretores, gerentes e  executivos visando estabelecer um perfil dos profissionais e das práticas de gestão estratégica de TI no Rio Grande do Sul.

O estudo será feito em parceria com a eCluster, empresa associada a  Sucesu-RS, com metodologia internacional.

“Acreditamos que esta será uma ferramenta com informações valiosas para os usuários e as empresas, com dados inéditos de mapeamento de mercado”, destaca Eduardo Hahn, Presidente da Sucesu-RS.

A expectativa também é dar continuidade na aplicação da pesquisa nos próximos anos para que se tenha uma série histórica de dados, qualificando os resultados e as comparações.

“A partir de um modelo já aplicado na Europa e Estados Unidos, construímos essa versão na qual será possível estabelecer a comparação entre práticas das empresas gaúchas e das nacionais e internacionais”, explica Rogério Xavier, consultor associado da eCluster, que informa que a base teórica vem de estudos realizados pelos professores do MIT Peter Weill e Jeanne Ross.

Algumas perguntas que serão respondidas pelo estudo são: Quem define as prioridades e os investimentos de TI? As práticas de TI nas empresas do interior são as mesmas adotadas na região metropolitana? Existem diferenças entre a atuação das empresas públicas e privadas no RS? A quem o principal executivo de TI se reporta? Qual a sua autonomia? Quanto a empresa gasta com TI?

O preenchimento poderá ser feito até 1ª de agosto, levará cerca de dez minutos e os participantes concorrerão a uma estadia, com acompanhante, em Gramado, por sorteio. Os resultados devem ser divulgados na segunda quinzena de agosto.