Viviane Berner. Foto: divulgação.

A Univates, universidade de Lajeado, a 120 km de Porto Alegre, padronizou seu parque de estações de trabalho com soluções Dell.

A instituição, que tem mais de 13 mil alunos e 1,1 mil colaboradores divididos em dois campi, contratou as ferramentas de gerenciamento Dell Kace 1000 e Dell Kace 2000, além do appliance de backup Dell DR4000.

A coordenadora de Suporte da Univates, Viviane Berner, explica que a universidade enfrentava a dificuldade de gerenciar um parque de desktops e notebooks em constante expansão, além de um aumento contínuo no volume de dados processados diariamente.

“Nossa área tinha três desafios: lidar com uma grande variedade de máquinas, com a descentralização dos computadores e realizar updates em múltiplos equipamentos”, comenta a coordenadora.

Com o uso das soluções Dell Kace, a equipe de TI da Univates padronizou estações dispersas entre sistemas Ubuntu, Windows e iOS, facilitando operações de gerenciamento e fornecimento de informações e relatórios em um ambiente unificado de dados sobre os equipamentos.

“Hoje temos acesso a um inventário completo de nossas máquinas. Sabemos o tempo de utilização, que atualizações foram feitas e qual o contato dos fornecedores”, informa ela.

Além disso, ressalta, as novas soluções têm ajudado nos processos de atualização, instalação e remoção de software nas máquinas, que podem ser realizados remotamente em uma ou várias estações.

“Nossa equipe não precisa correr de um usuário ao outro para solucionar problemas”, comemora a coordenadora. “Agora, usamos boa parte do tempo antes destinado a solucionar problemas para realizar tarefas estratégicas de melhoria da estrutura”, completa.

O resultado motivou a Univates a novos investimentos. Conforme Viviane, a universidade se prepara para adotar um novo sistema de gerenciamento da Dell, o KACE 3000, para dispositivos móveis.

Já no ambiente de backup, o projeto melhorou uma rotina antes marcada pelo risco de indisponibilidade dos aplicativos.

Os dois campi funcionam das 7h às 23h, e a TI da Univates tinha de fazer backups em parte do período da manhã.

Situação complicada para uma instituição que só nos servidores de e-mail armazena 1,5 TB, segundo Tiago Giovanaz da Silva, coordenador de Infraestrutura da Univates.

“Com o DR4000, realizamos o backup de todas as informações dos servidores centralizada no appliance da Dell, o que executa a separação inteligente dos dados: os menos utilizados são alocados nas fitas de backup, liberando os servidores para operações críticas”, comenta ele.

O coordenador também salienta que, além de otimizar a janela de backup, a solução também simplificou a recuperação de dados e ajudou a área de TI da universidade a se preparar para demandas futuras de crescimento.