Processo de implementação contou com a consultoria da PALAS. Foto: divulgação.

A Atento, uma das maiores empresas do setor de contact center no país, anunciou a conquista do certificado ISO 56002, de gestão de inovação.

O processo de implementação contou a PALAS, consultoria especializada na implementação da ISO 56002 no Brasil, e a auditoria de certificação foi realizada pela QMS, certificadora internacional de origem australiana.

No processo de avaliação, foram levantadas as iniciativas que a companhia já tinha na área de inovação e as que ainda seriam necessárias para atender as diretrizes da norma. No total, foram cinco meses para que a empresa estivesse pronta para conquistar a certificação.

Durante o processo, a companhia analisou as tendências que podem impactar o seu mercado, além de mapear riscos inerentes ao negócio e criar um funil de inovação, capaz de envolver os colaboradores na busca por ideias que podem alavancar a empresa. 

"O processo de adesão foi positivo e muito rápido. Trabalhamos bastante e tivemos suporte dos nossos times para receber essa certificação que é tão importante e reconhecida no mercado. Trata-se de uma conquista que nos coloca à frente da concorrência", destaca Dimitrius Oliveira, presidente da Atento no Brasil.

Segundo a Atento, o maior benefício foi o alinhamento entre os níveis operacionais, táticos e estratégicos por meio de uma plataforma digital, fazendo com que todos trabalhem de forma sincronizada em torno do propósito da empresa.

Com a conquista, a Atento se tornou a quarta empresa no Brasil a obter essa certificação, além de ser a única no mundo do setor de relacionamento com o consumidor.

"Hoje podemos dizer que inovação faz parte de nossa cultura e está entre as principais prioridades de investimento da empresa, com objetivo de aprimorar nossa oferta e trazer os melhores resultados para os nossos clientes", afirma Maurício Castro, diretor de produtos, transformação e inovação global da Atento.

Para a PALAS, a conquista da ISO 56002 demonstra que a Atento está em sintonia com as melhores práticas mundiais em gestão da inovação.

"Isso garante uma grande vantagem competitiva à empresa, que estará sempre à frente na busca por soluções inovadoras e antenadas à eficiência operacional, mercadológica e tecnológica. Agora, a Atento está preparada para gerar e entregar muito mais valor ao seu mercado de atuação", afirma Alexandre Pierro, sócio-fundador da PALAS.

Fundada em 1947 em Genebra, na Suíça, a Organização Internacional de Padronização (ISO) reúne especialistas de 164 países para desenvolver normas internacionais não-obrigatórias. No total, existem mais de 22 mil normas técnicas que contemplam mais de 50 modelos de gestão de negócios.

A ISO 56002 começou a ser elaborada em 2008 e levou 11 anos para que os especialistas entrassem em consenso. Até agora, estima-se que aproximadamente 100 empresas tenham sido certificadas. Entre elas, estão a AirBus e a Total Petroquímica.

A certificação é baseada em oito princípios: abordagem por processos, realização de valor, direção estratégica, liderança com foco no futuro, adaptabilidade e resiliência, gestão de insights, gestão de incertezas e cultura colaborativa.

A Atento desenvolve seu modelo de negócio desde 1999, está presente em 13 países e emprega de 150 mil funcionários, atendendo a mais de 400 clientes. O Brasil representa cerca da metade do seu faturamento que, em 2019, foi de US$ 1,7 bilhões.