Sistema promete simplificar a procura de posts, tuítes e e-mails. Foto: flickr.com/photos/ilamont.

Tamanho da fonte: -A+A

A Research In Motion, fabricante dos aparelhos Blackberry, apresentou nesta semana um novo sistema para facilitar a vida de seus smartphones. Para recuperar o fôlego perdido no mercado, a inovação vem para simplificar a procura de posts, tuítes, e-mails e o que mais tiver a ver com os contatos.

O novo gerenciamento de contatos, que reúne em uma única tela do BlackBerry detalhes dos contatos nas redes sociais, estará disponível na geração de smartphones que a RIM deve lançar no começo de 2013.

Os novos smartphones substituirão a ultrapassada linha de produtos da RIM e usarão o sistema operacional BlackBerry 10, em desenvolvimento.

"Vamos deixar o BlackBerry melhor ainda quando lançarmos o BB10", prometeu T. A. McCann, presidente da RIM, à frente da mudança nos contatos e do BlackBerry Messenger para a nova plataforma.

Segundo McCann, o sistema que virá instalado no BB10 disponibilizará em só lugar todas as informações dos contatos, além de atualização em Facebook, Twitter e outros sites.

CARTADA DECISIVA

O sucesso do Blackberry 10 é a cartada decisiva para a empresa correr atrás do prejuízo, depois de perder a liderança no mercado para a Apple e Samsung.

Na próxima semana, a RIM apresentará o novo sistema aos desenvolvedores brasileiros, em um evento em São Paulo.

O novo sistema operacional do Blackberry 10 vem para tentar superar a hegemonia do iOS e Android, maioria no mercado de smartphones, com 85% de participação.

Mesmo com a queda em faturamento e boatos de que o Facebook compraria a marca, o Blackberry ainda detém 47% de preferência no meio empresarial. A segurança no armazenamento de dados é um dos fatores que ainda sustentam o aparelho em meio aos empresários.