PLANEJAMENTO

É hora de plantar sementes da inovação

17/08/2018 14:50

Hitendra Patel, fundador e CEO da IXL Center, falou sobre movimentos de transformação na Conferência de Inovação da Anpei.

Hitendra Patel, fundador e CEO da IXL Center. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O caminho para empresas que ainda não criaram movimentos de transformação em seus negócios é estabelecer agora planos de inovação e explorar novas oportunidades de receita que apresentem diferentes possibilidades de crescimento no futuro.

Para Hitendra Patel, fundador e CEO da IXL Center, empresa global de consultoria em inovação com sede em Cambridge, a forma de começar um grande movimento de inovação é calcular o gap entre a expectativa de crescimento da empresa e a projeção de alta pela curva atual.

“Para preencher o gap é preciso plantar sementes hoje que dêem frutos relevantes no futuro, que nesse caso serão os produtos que os clientes vão comprar para trazer novas receitas e aumentar o faturamento da companhia”, destaca o executivo, que palestrou na Conferência de Inovação 2018 da Anpei.

O evento da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras reuniu cerca de 900 participantes de 300 empresas diferentes nesta semana. A conferência foi realizada em Gramado, na Serra Gaúcha, e contou com 35 painéis, 2 workshops, incluindo o keynote de abertura de Patel.

Na ocasião, ele explicou que a decisão de quais sementes plantar deve levar em conta que elas precisam explorar um novo campo de atuação para a empresa, e nunca devem vir sozinhas.

“O plano pode partir de um produto, mas precisa ser mais profundamente explorado para desenvolver um campo mais completo”, detalha.

Patel demonstra a situação com um exemplo da Pepsico, que determinou que precisava preencher um gap de crescimento de US$ 10 milhões em cinco anos.

“A partir da tendência atual de preocupação com uma vida saudável, a empresa pensou em investir na venda de garrafas d’água, mas foi além e criou toda uma linha voltada para isso, chamada Better For You, que inclui também sucos, isotônicos e outros”, relata.

Para seguir no projeto de inovação, após a escolha de um novo campo, é preciso definir um pipeline estratégico de longo prazo para a evolução dos produtos.

“Quando a Apple lançou o iPad 1, por exemplo, ele não vinha com câmera. Quando as outras empresas criaram cópias do produto, a Apple já tinha a segunda versão pensada com a câmera”, detalha Patel.

Com a ideia de não esperar as mudanças, mas sim criar o futuro, Patel sugere a análise de tendências de mercado que devem fazer parte do plano de inovação. Ele aponta que sustentabilidade, conexão, saúde e robótica são temas para investimento em pesquisa & desenvolvimento.

Para os estudos, esses assuntos devem ser combinados com aspectos como envelhecimento da população (uma geração saudável com mais idade e dinheiro para gastar), centennials (público nascido após 1997), preferências globais (pessoas de todo o mundo consomem as mesmas marcas) e novidades tecnológicas (big data, inteligência artificial, IoT, entre outras).

*Júlia Merker viajou a Gramado para a Conferência de Inovação 2018 a convite da Anpei.

Veja também

ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS
A transformação do modelo de negócios

A transformação exponencial ocorre pelo uso de técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas.

STARTUPS
Setor imobiliário se une por inovação

Empresas como Grupo Zap, Cyrela, Astella e Brasil Brokers fundaram o MITHub.

UNIVERSIDADE
Caixa tem acordo de inovação com a USP

O investimento do banco será de R$ 1 milhão por ano.

PORTO ALEGRE
Aliança para Inovação está bombando

O evento de abertura dos trabalhos atraiu 600 pessoas na capital gaúcha.

INOVAÇÃO
Petrobras tem desafio de startups

A seleção busca projetos de Mobilidade para Pessoas, Mobilidade para Negócios e Sustentabilidade.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Gente vira robô, robô vira gente

O Google I/O mostrou sistemas de inteligência artificial que soam como pessoas reais.

TENDÊNCIA
A hora da verdade para os drones

Em algum ponto da trajetória de alguma inovação, ela será usada como uma espécie de verniz por qualquer um em busca de créditos como vanguardista.