Existem jeitos mais fáceis de fazer isso. Foto: .flickr.com/photos/jckhamken

Tamanho da fonte: -A+A

A Totvs fechou um acordo com a IBM para oferecer no mercado brasileiro uma versão do software de Business Intelligence Cognos em condições especiais para o mercado de pequenas e médias empresas.

Batizada de Totvs Eficaz BA, a solução promete implementação em 90 dias, com financiamento em seis vezes sem juros.

Configurada para seis áreas de negócio - Comercial, Controladoria, Financeiro, Materiais, Produção e Recursos Humanos – o produto tem 57 dimensões de análise representadas por 99 relatórios gráficos estruturados para 390 indicadores de performance dos processos empresariais (KPIs).

Esse não é o primeiro acordo entre as duas empresas. No final de 2010, ambas fecharam uma parceria pelo qual a Big Blue passou a oferecer todas as linhas de ERP da empresa brasileira no modelo software como serviço, já prevendo então a oferta do Cognos de forma complementar.

Outros players do mercado de BI também estão se aproximando de empresas brasileiras de ERP como forma de aumentar suas vendas para pequenas empresas.

Em março, a Senior,  fabricante catarinense de sistemas de gestão e controle de RH, fechou um acordo do gênero com a MicroStrategy, por exemplo.

A SAP, que adquiriu a Business Objects em 2007, já tem versões preparadas para empresas menores, vendidas através do seu canal no Brasil.

Os softwares de business intelligence (BI) devem ter sua comercialização ampliada em 7% se comparada a 2012, chegando a casa dos US$ 13,8 bilhões, de acordo com projeção do Gartner.

Para 2016 a estimativa é de que o mercado mundial movimente US$ 17,1 bilhões.