Eric Pell, CRM Regional Manager do Makro. Foto: Divulgação.

O Makro Atacadista, que conta com mais de 70 lojas no Brasil, contratou a solução SAP Marketing no modelo on-premise para contar com análises preditivas e automação de marketing.

Depois de iniciar a utilização no Brasil, o Makro está em processo de implantação do projeto em quatro países da América do Sul: Argentina, Colômbia, Peru e Venezuela.

A busca pela solução começou após a empresa perceber que capturava, desde o início de sua operação, diversos dados sobre os clientes que poderiam ser aproveitados para gerar novos insights.

“Desde a fundação da empresa, cada cliente possui um Makro Passaporte que registra todas as compras feitas e guarda um histórico sobre o negócio do consumidor, que pode ser uma padaria, um restaurante, e tantos outros”, detalha Eric Pell, CRM Regional Manager do Makro.

Para selecionar um sistema, a empresa fez uma avaliação interna e mapeou mais de 200 requisitos que deveriam ser preenchidos pelo software.

Antes do projeto, a empresa somente fazia os registros e avaliava o histórico de cada clientes. Com a solução da SAP, passou a introduzir modelos preditivos para avaliar a frequência de visitas.

“Se um cliente que é responsável por um restaurante italiano costuma ir à loja duas vezes por semana, o fato dele passar um mês sem aparecer pode ser um grande alerta para o Makro, então precisamos acompanhar esses fatores e enviar ofertas personalizadas para atrair o consumidor, por exemplo”, relata Pell.

A partir desse tipo de análise, a empresa também passou a personalizar sua comunicação de maneira individual.

“Com o histórico que temos dos clientes, agora podemos enviar ofertas customizadas de acordo com as marcas e dias que ele consome. Antes, sem a solução de marketing, estávamos enviando comunicações de maneira unficiada que acabavam oferecendo molho de tomate para restaurantes japonesas, por exemplo”, completa o executivo.

Para ampliar o projeto, o próximo passo do Makro será a busca pela integração das informações sobre os consumidores com outras bases de dados, como buscas no site da empresa e interações dos clientes com a marca nas redes sociais.

O Makro lidera o ranking da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de 2017. A empresa registrou faturamento de R$ 7,075 bilhões no ano passado, o que representa uma queda de 13,7% em relação a 2016.

No Brasil desde 1972, o Makro é uma empresa do grupo holandês SHV (Steenkolen Handeis Vereeniging) e opera em cinco países da América do Sul. A rede tem mais de 130 lojas na região, 74 delas no Brasil.

*Júlia Merker cobriu o SAP Fórum, em São Paulo, a convite da SAP.