A Siemens PLM Software e a Bentley são parceiras na oferta de uma solução focada em projetos de capital. Foto: Divulgação.

A Siemens PLM Software e a Bentley Systems são parceiras na oferta de uma solução integrada focada em projetos de capital. 

A oferta reúne o portfólio Teamcenter da Siemens e o ProjectWise da Bentley e seu Connected Data Environment (CDE). 

O Teamcenter é um sistema de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM), enquanto o ProjectWise é uma plataforma de colaboração de entrega de projetos.

A nova solução reforça a aliança estratégica entre a Siemens e a Bentley, anunciada em 2016, e estenderá visibilidade empresarial do gerenciamento de programas de engenharia e a construção de projetos de capital.

"Na transformação para o digital, o trabalho de engenheiros e de construtores está cada vez mais ligado ao contexto digital e aos componentes digitais incluídos ou relacionados aos projetos de infraestrutura. No processo de industrialização da entrega de projetos, é muito bom trabalharmos com a Siemens para ampliar o alcance dos fluxos de trabalho digitais do CDE", diz Greg Bentley, CEO da Bentley Systems.

Os principais recursos para engenharia de sistemas e para gerenciamento de requisitos do Teamcenter e a simulação do ciclo de vida dos componentes projetados são agora complementados pelo CDE da Bentley, possibilitando o uso de um gêmeo digital do projeto. 

Os gêmeos digitais do projeto automatizam o alinhamento digital e alteram a sincronização em toda a cadeia de suprimentos do projeto, permitindo revisões contínuas e abrangentes do status do projeto. 

A digitalização de uma fábrica desde o início de um projeto permite agregar e disseminar dados de forma escalonável e gerenciável.

Com a conexão de gêmeos digitais a um digital thread consistente, as empresas afirmam que é possível reduzir os custos de entrega do projeto, evitar custos excessivos e melhorar as margens operacionais

"Proprietários-operadores e empresas de engenharia, compras e construção (EPC) deste setor precisam reduzir custos bem como entregar projetos com mais eficiência. Essa nova solução digital facilita processos de negócios orientados por dados para a otimização de projetos e da fábrica", diz Tony Hemmelgarn, CEO da Siemens PLM Software. 

A Siemens PLM Software tem mais de 140 mil clientes em todo o mundo.

Fundada em 1984, a Bentley tem mais de 3,5 mil colaboradores em mais de 50 países.