A Cipatex adotou as soluções Sales Cloud e Partner Community da Salesforce. Foto: Divulgação.

A Cipatex, fabricante de revestimentos e atuante em diversos segmentos como calçadista, moveleiro, mineração, agronegócio e automotivo, adotou as soluções Sales Cloud e Partner Community da Salesforce. O objetivo é gerenciar melhor o negócio e aprimorar o atendimento aos clientes.

O principal desafio da Cipatex com o projeto, implementado pela Wings IT, era melhorar o gerenciamento do departamento de vendas.

“As equipes coletam os pedidos seguindo um conjunto de fluxos de processo e fazem todas as validações necessárias para produção e faturamento. A área comercial, portanto, foi nosso ponto de partida com os serviços da Salesforce, para que novas políticas de portfólio, preços e alçadas pudessem ser implementadas”, conta Renato Bafi, gerente de tecnologia da informação da Cipatex.

O processo de implantação durou cerca de 5 meses, abrangendo os departamentos de vendas internas e externas, além de suas gerências; diretoria comercial e gerência de marketing (pricing). 

“As novas funcionalidades foram amplamente discutidas com os departamentos que possuem atendimento ao cliente, com o objetivo de qualificar a solução”, diz Bafi. 

Mesmo com os serviços da Salesforce ainda em fase de inicialização, a Cipatex já observou ganhos relacionados ao alinhamento e otimização do processo de vendas. 

O projeto também conta com a adoção do aplicativo Chatter pelas equipes.  O aplicativo, inclusive, tende a ser fonte única de comunicação da equipe, gestores e diretores nos próximos anos.

“As questões de mobilidade e portabilidade foram fatores decisivos para a escolha dos produtos Salesforce”, explica o executivo.

Também para ações futuras, a Cipatex pretende implantar outras iniciativas para melhorar a experiência do consumidor, expandindo a utilização dos serviços para todas as áreas que possuem algum tipo de relacionamento com o cliente.

A Cipatex tem atuação nos setores plástico, químico e não tecidos. Fundada em 1964, na cidade de Cerquilho, em São Paulo, a companhia é hoje um grupo que reúne as empresas Cipatex , Cipatex Nordeste, Cipatex Sul, Cipatex Adesivos, Cipatex of America, Cipatex Europa, Duci Dupont Cipatex, Dinaplast Argentina e Petroquímica de Mogi das Cruzes.