O Instituto GPTW revelou as Melhores Empresas para Trabalhar em SC. Foto: michaeljung/Shutterstock.com

A Revista Amanhã e o Instituto Great Place to Work revelaram na terça-feira, 16, o resultado da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em Santa Catarina. Entre as empresas, a tecnologia é representada por Intelbras, Totvs, DOT Digital Group, ESSS, Resource IT Solutions, Resultados Digitais, Chaordic e Pollux Automation.

O ranking divide as empresas em três categorias: “Grandes Empresas”, com as companhias com mais de mil funcionários; “Médias Empresas”, com as que têm entre 100 e 999 empregados; e “Pequenas Empresas”, com os negócios com 50 a 99 pessoas no quadro. 

Cinco empresas formaram o ranking das grandes. Nessa categoria, a Intelbras ficou com a 1ª posição e a Totvs com a 5ª. 

Entre as médias empresas foram selecionadas as 13 melhores. O DOT Digital Group está no 4º lugar, enquanto a ESSS ocupa o 5º e a Resource IT Solutions, o 7º.

A lista de pequenas empresas inclui sete companhias. A Resultados Digitais aparece na primeira colocação, a Chaordic na 3ª e a Pollux Automation, na 5ª.

A metodologia utilizada é a mesma que o GPTW aplica nos outros 49 países em que atua e se baseia na opinião de quem vive o ambiente organizacional. 

O processo se inicia com dois questionários – um para os funcionários e outro para os gestores da empresa ou do departamento de recursos humanos. Os empregados também respondem a duas questões dissertativas sobre como a empresa trata as pessoas. 

Todas as perguntas abordam as nove dimensões culturais que o GPTW considera indispensáveis em um bom local de trabalho. São elas: inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar e receber, celebrar e compartilhar.

O GPTW também apresentou as melhores empresas em cada categoria.

No quesito de serviços, a campeão foi a Resultados Digitais. Na empresa, o desenvolvimento profissional é o fator mais valorizado por 71% dos funcionários.

A BN Papéis liderou a categoria de indústria. Horário flexível, universidade interna e bolsas de estudo para cursos de diferentes níveis fazem da fabricante de papéis especiais o melhor ambiente de trabalho na indústria catarinense.

No comércio, a líder é a empresa Meu Móvel de Madeira.

Em nível de escolaridade a primeira colocação ficou com a Resultados Digitais. Ao todo, 83% dos empregados da companhia ostentam diplomas de ensino superior ou de pós-graduação. Outros 16% já estão cursando a universidade.

Na categoria “qualidade de vida”, a DOT Digital Group lidera a lista. A empresa conta com o “Minuto da Fruta” e com uma sleep room para quem deseja descansar.

A Dudalina é a campeã em participação de mulheres. A fabricante de camisas com sede em Blumenau tem 74% de seu quadro formado por funcionárias. Nos cargos de chefia, 51% das cadeiras são ocupadas por mulheres. 

A ESSS foi apontada como a empresa que mais promoveu. Na empresa que se propõe a ser um “elo” entre a produção científica das universidades e a inovação nas indústrias, 76% dos funcionários foram promovidos no ano passado.

A A2C Comunicação é a líder no quesito “talentos jovens”. Na agência de comunicação sediada em Joinville, pelo menos 48% dos funcionários têm menos de 25 anos. Outros 39% têm entre 26 e 34 anos. Nenhum se situa na faixa acima dos 45 anos.

 

Veja o ranking completo:

Categoria Grande Empresa 

1 - Intelbras

2 - Dudalina

3 - Viacredi

4 - Rede Angeloni

5 - Totvs SC

 

Categoria Média Empresa

1 - Ibagy Imóveis

2 - BN Papel

3 - Orion

4 - DOT Digital Group

5 - ESSS

6 - Coopercarga

7 - Resource IT Solutions SC

8 - Lojas MM Mercadomóveis SC

9 - Adami S/A

10 - Portonave S/A

11 - Renauxview

12 - Multilog SA

13 - Sicoob Blucredi

 

Categoria Pequena Empresa

1 - Resultados Digitais

2 - Meu Móvel de Madeira

3 - Chaordic

4 - Blueticket

5 - Pollux Automation

6 - CMC Marketing

7 - A2C Comunicação