Vicente Goetten. Foto: divulgação.

A Totvs firmou uma parceria com a norte-americana Accusoft, empresa especializada em tecnologias de visualização de documentos, para atualizar e adicionar novos recursos ao Fluig, plataforma de colaboração e produtividade da companhia.

O acordo com a companhia ianque foi concretizado em uma investida da Totvs Labs, braço da empresa brasileira no Vale do Silício dedicado a pesquisa e desenvolvimento (P&D), assim como novos investimentos de tecnologia.

Segundo Vicente Goetten, diretor executivo do Totvs Labs, o acordo partiu da busca por um visualizador de documentos como parte de seu projeto de mashup, agregando aplicações e conteúdos de outras fontes para criar uma solução completa.

"Mashups é um projeto-chave e muito estratégico para a Totvs. Estamos procurando as melhores e mais inovadoras empresas, não só no Vale do Silício, mas em todo o mundo, para trazer tecnologia para os nossos clientes", afirmou o executivo ao TI Inside.

No mercado desde 1991, quando se chamava Pegasus Imaging, a Accusoft tem sede em Tampa, no estado da Flórida, mas conta com diversas filiais em território norte-americano. A empresa é especializada em soluções de captura, visualização e processamento de imagens e documentos.

O plano da Totvs ao agregar estes novos recursos ao Fluig é o de transformar a plataforma em uma solução compreensiva, em que usuários podem gerar documentos, seguir outros usuários, compartilhar conteúdos com grupos, trabalhar em colaboração em projetos, entre outros recursos.

"Realizamos testes com várias outras empresas de visualização de documentos. Criamos um ambiente de teste e nossos clientes experimentaram todas as opções e puderam avaliá-las em termos de desempenho", explicou Goetten.

Lançado em julho do ano passado, o Fluig roda na nuvem e inclui funcionalidades de GED, workflow e BPM integrados a conceitos de rede social. O software parece ser a grande aposta atual da Totvs para impulsionar seus negócios.

Em setembro de 2013, a companhia buscou um financiamento de  R$ 658 milhões junto ao BNDES – o maior da sua história – e anunciou que do total R$ 58,4 milhões seriam investidos na ferramenta.

Segundo dados divulgados pela Totvs, o Fluig já tem mais de 200 clientes no país. A lista inclui a gaúcha Lamb Engenharia, o grupo paranaense CR Almeida, controlador da concessionária EcoRodovias e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).