Foto: divulgação.

A Huawei, multinacional chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações, anunciou a conquista da certificação ISO 27001, que atesta as estruturas de segurança para proteção de dados.

Neste mês, a International Standardization Organization (ISO) auditou e verificou as suas políticas, processos, procedimentos, controles e práticas de gestão e concedeu o selo à companhia. 

Em nota, a empresa afirmou que a certificação “demonstra a confiabilidade de sua gestão e, consequentemente, de seus equipamentos e soluções tecnológicas oferecidos ao mercado, que já possuem mais de 270 certificações internacionais de segurança cibernética e proteção de dados”.

A ISO 27001 é uma norma internacional criada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, além de especificar as melhores práticas de gerenciamento de riscos. Sua versão mais recente foi publicada em 2013.

No Brasil, apenas 110 empresas são certificadas, conforme a última pesquisa oficial da ISO, divulgada no início de 2019. Este número corresponde a cerca de 35% das empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores (B3). 

A maioria delas são consultorias especializadas em segurança, operações de data center, certificação digital e grandes companhias como a Totvs.

Apesar do baixo índice, nos últimos anos, o selo aparece no topo da lista de crescimento da pesquisa anual e deve continuar avançando devido às leis de proteção de dados pessoais.

Presente em mais de 170 países, a Huawei é uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia conta com mais de 190 mil funcionários e atende mais de um terço da população mundial.

Há 22 anos no Brasil, a empresa tem parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba, São Paulo, e um centro de treinamento na capital paulista.