Rodrigo Barros, secretário da SDCETI. Foto: Nícollas Ornelas/PMG.

A Mastercard, empresa focada em meios de pagamento, firmou na última semana um memorando de entendimento (MOU, em inglês) com a Prefeitura de Guarulhos para a participação da cidade no programa de cidades inteligentes Mastercard City Possible. 

Com este acordo, Guarulhos se torna a primeira cidade do Brasil a fazer parte da iniciativa, que tem como objetivo criar uma rede colaborativa de cidades.

O projeto foi lançado em novembro de 2018 com 16 cidades: Atenas, Aurora (Illinois, EUA) Baltimore (Maryland, EUA), Dubai, Dublin, Helsinque, Honolulu, Kansas City, Melbourne, Praga, San Diego e Altamonte Springs (Flórida, EUA), além de quatro comunidades da área da Grande Sydney: Campbelltown, Canterbury Bankstown, Liverpool e Wollondilly. 

Com o acordo em Campinas, a empresa e o município irão pesquisar, desenvolver e potencialmente implementar novas soluções para os desafios urbanos considerados mais urgentes na cidade.

Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo e vem enfrentando desafios relacionados à urbanização. 

“Esperamos que a troca de experiências entre cidades ao redor do mundo no âmbito do programa City Possible possa viabilizar soluções que aumentem a eficiência da gestão pública e melhorem a qualidade de vida dos nossos cidadãos. A expertise da Mastercard implementando soluções tecnológicas em todo o mundo será de grande importância para que possamos identificar oportunidades de inovação para nossa cidade, com custos de desenvolvimento e implementação reduzidos”, diz Rodrigo Barros, secretário da SDCETI (Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação).

Com o programa City Possible, a Mastercard busca estabelecer um novo modelo de engajamento entre os setores público e privado. A iniciativa ainda envolve outras lideranças do setor privado e instituições acadêmicas para ajudar a resolver os desafios enfrentados pelas cidades. 

"Do acesso básico à internet aos transportes públicos de próxima geração, uma cidade bem-sucedida precisa sustentar o crescimento de todos. Com sua ampla rede global, tecnologias inovadoras e insights de mercado, a Mastercard pode ajudar governos locais a desenvolver cidades mais conectadas, tornando-as mais inclusivas, mais eficientes e mais responsivas às necessidades de todos os seus residentes e visitantes", afirma Miguel Gamiño, vice-presidente executivo de Cidades Globais.