A companhia é uma das maiores produtoras de etanol e açúcar do Brasil. Foto: Pixabay.

A UISA, uma das maiores produtoras de etanol e açúcar do Brasil, adotou a solução da Pure Storage, especializada em armazenamento de dados corporativos, com implementação da BS4IT, parceira da marca sediada em Ribeirão Preto, São Paulo.

No projeto, a empresa mudou para a infraestrutura convergente FlashStack, desenvolvida em conjunto pela Pure e pela Cisco, com o modelo de assinatura Evergreen Storage, da Pure.

Com as mudanças, a UISA reduziu custos com contratos de hospedagem e trouxe as principais aplicações on-premise — o que resultou em uma economia anual de mais de R$ 1,5 milhão.

Segundo a companhia, o intuito foi impulsionar as suas iniciativas de agricultura 4.0, incluindo a automação de processos de colheita e produção por meio da internet das coisas (IoT) e tecnologias de inteligência artificial (IA).

“Com o FlashStack, temos escalabilidade e velocidade para apoiar todas as nossas iniciativas de Agricultura 4.0. Além da melhor tecnologia, o Evergreen oferece um modelo perfeito que nos dá uma tranquilidade inestimável”, afirma Rodrigo Gonçalves, CIO da UISA.

A nova infraestrutura oferece disponibilidade para o processo de produção de cana-de-açúcar totalmente automatizado, abrangendo 222 mil hectares de terras agrícolas equipadas com centenas de sensores de equipamentos IoT. 

A partir de algoritmos para processar a grande quantidade de dados dos campos, a UISA já aumentou a eficiência dos processos desde irrigação e colheita até transporte e destilação. 

Além disso, ao otimizar a produtividade da colheita, a equipe aumentou a produtividade diária da cana-de-açúcar em 30%, de 20 mil toneladas para 25.660 mil toneladas.

De acordo com a empresa, o FlashStack ainda se tornou uma base para empreendimentos futuros.

“Nosso objetivo é mudar a forma como o agronegócio é feito no Brasil por meio de tecnologia, inovação e pessoas. Estamos trabalhando em direção a processos 100% integrados e automatizados com inteligência artificial e machine learning, e a Pure e a Cisco estão nos ajudando a concretizar isso”, explica Gonçalves.

Fundada em 1980, a UISA está localizada em Nova Olímpia, a cerca de 200 quilômetros de Cuiabá, e é dona de uma área de 90 mil hectares, dos quais 34,2 mil estão ocupados com plantações de cana.

Recentemente, a empresa se reestruturou e desde então tem investido em tecnologia. 

Ela realizou um projeto de backup com a Veeam, também através da BS4IT, além de ter feito um upgrade do seu sistema de gestão da SAP e migrado para o G Suite do Google  — em dois projetos paralelos feitos com consultoria da Atos.

Fundada em 2009, a Pure Storage figura na Bolsa de Valores de Nova Iorque e faturou US$ 1,36 bilhão em 2019, com mais de sete mil clientes no mundo.

No Brasil, tem escritórios em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Além da Pure Storage, a consultoria BS4IT, em atuação desde 2007, trabalha com outras 14 marcas, como AWS, Cisco, Dell EMC, Fortinet, Quest e Lenovo.