Funcionários tiveram as contas migradas para nuvem. Foto: flickr.com/photos/mnsc.

A Alubar, companhia paraense com filiais também no Ceará e Rio Grande do Sul, adotou o Office 365 da Microsoft para otimizar a colaboração e compartilhamento de documentos entre suas unidades.

A empresa, especializada na fabricação de cabos elétricos e vergalhões de alumínio, migrou as contas de seus funcionários para a solução em nuvem da Microsoft, em um projeto realizado pela mineira Zillion Tecnologia.

Segundo a Alubar, a decisão pelo 365 teve a ver com a adaptação de seus funcionários, percebendo um impacto menor na experiência final dos colaboradores, além de ser "uma plataforma com altos índices de disponibilidade e funções".

Conforme explica Jefferson Paiva, analista técnico da Zillion, a implementação foi feita de forma híbrida, com um planejamento detalhado da migração das contas e a parte de treinamento da equipe responsável pela administração da ferramenta.

"Estes processos possibilitaram uma migração transparente sem perdas de dados ou impacto no ambiente do cliente”, afirma Paiva.

Embora o foco principal da Alubar seja o de vergalhões e cabos elétricos, fabricados na sede em Barcarena, no Pará, o grupo Alubar também possui a Alubar Energia, divisão presente no Ceará e em Porto Alegre.

A filial gaúcha da companhia é uma das participantes de um projeto da CEEE anunciado em 2012, que prevê a instalação de uma estrutura de placas solares na Usina do Gasômetro, em um projeto de produção de energia limpa.