Cesar Brod. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O gaúcho Cesar Brod foi nomeado pelo Linux Professional Institute (LPI), principal instituição certificadora independente de profissionais Linux, como o novo Diretor de Desenvolvimento Regional da entidade para o Brasil.

Brod tem uma longa história com softwares livres, sendo usuário de Linux desde 1993 e envolvido no na gestão de desenvolvimento, integração de sistemas e geração de modelos de negócios com softwares livres.

Segundo G. Matthew Rice, diretor executivo do LPI, a entidade acredita que os fortes laços que Brod mantém com a comunidade de software livre no Brasil levarão o instituto a uma melhor compreensão das necessidades da região.

"Isso ajudará o LPI a fortalecer suas ações com relação à formação profissional em Linux e software livre, assim como ampliar seu renomado programa de certificação no país", afirmou a empresa em nota.

Um dos fundadores da Solis (2003), primeira cooperativa de desenvolvimento em software livre do mundo, Brod foi indicado em 2004 foi indicado para a premiação da Free Software Foundation pelas suas contribuições para o segmento.

Entre 2012 e 2013, Brod foi o coordenador geral de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento no Brasil, responsável pelo Portal do Software Público Brasileiro e pela Infraestrutura Nacional de Dados Abertos.