Jimmy Wales.

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, quer fechar no Brasil acordos com operadoras para oferecer acesso à Wikipedia na modalidade “zero rating”, ou seja, sem consumo de dados, nos moldes do que as alguns players já oferecem para serviços como Facebook, Twitter e WhatsApp.

Durante sua palestra do Ciab Febraban 2015, nesta quarta-feira, 17, Wales disse que o Wikipedia Zero pode ser um instrumento decisivo de aprendizagem em países em desenvolvimento e de alta inclusão digital, como é o caso do Brasil. 

As negociações não vem de hoje. Em agosto do ano passado, Carolynne Schloeder, diretora da parte móvel da Wikipedia, revelou em estar em conversas no Brasil.

Criado em 2012, o programa já funciona em 59 países, incluindo Rússia, Índia e Indonésia entre os maiores.

Fora disso, participam meia dúzia de países africanos e, na América Latina, apenas as Guianas, El Salvador e a República Dominicana.

A não cobrança de tráfego de dados para alguns sites é usada com frequência pelas operadoras como uma forma de atrair clientes. 

A Claro, por exemplo, anunciou a liberação do WhatsApp, Facebook e Twitter nos seus planos 4G nessa semana, seguindo os passos da TIM, que já fez a mesma coisa.

As operadoras teriam bons motivos para acelerar as negociações com a Wikipedia. O primeiro deles é que, comparado com o fluxo de dados do WhatsApp e Facebook, a enciclopédia virtual, baseada quase puramente em texto, com certeza representa um consumo menor de banda.

O outro é que com um acordo do gênero, as operadoras teriam um argumento mais filantrópico para defender as promoções de zero rating do Marco Civil da Internet, que tem entre suas propostas de maior impacto o conceito de neutralidade de rede.

Há debate sobre o assunto, mas a interpretação dos defensores da legislação é que promoções do gênero constituem diferenciação de tráfego, e, no marco da neutralidade, seriam ilegais.

O próprio Wales abordou essa discussão durante uma palestra no IFS World, evento mundial da IFS, coberta pela reportagem do Baguete há algumas semanas. 

“Eu recebo e-mails acusando o Wikipedia Zero de ser um ataque a neutralidade de rede. Geralmente, eles vem de algum militante baseado em Bruxelas. É um debate importante, mas eu acredito que levar conhecimento a quem precisa é mais importante”, afirmou o fundador da Wikipedia.

Hoje, existem 876 mil artigos na versão brasileira da Wikipedia. 2,3% dos pageviews globais são do Brasil.

* Leandro Souza cobre o CIAB Febraban a convite da SAP.